Dicas para escapadinhas de Natal amigas do ambiente
- 21/11/2025
A responsabilidade ambiental é um tema constantemente colocado em debate, mas poucos parecem saber aplicar medidas concretas e que podem realmente reduzir a pegada ecológica. Vai fazer uma escapadinha de Natal? Saiba como reduzir a sua pegada ecológica.
É importante conhecermos o mundo, mas também é importante que o façamos com responsabilidade.
Numa publicação do Saalfelden Leogang, as escapadinhas "que tocam o coração e a alma" também podem tocar no 'coração' do planeta. Estes especialistas ambientais esclarecem que a sustentabilidade e a diversão podem andar de mãos dadas, por isso apresentam algumas dicas de como o pode fazer.
Desloque-se a com 'consciência sustentável'
Opte por meios de transporte mais sustentáveis.
Viajar para outros países, sobretudo quando implica andar de avião, aumenta em muito a sua pegada ecológica, no entanto, pode equilibrar essa balança tendo outros cuidados.
Nem sempre é possível optar pelo comboio em detrimento do avião, mas dentro do destino pode fazer deslocações mais responsáveis e até mesmo andar a pé ou de bicicleta.
Recarregue energias na natureza
Caminhadas e trilhos de montanha nos meses mais frios podem ser uma excelente alternativa a desportos que implicam um impacto direto na natureza. Além disso, a prática desportiva também melhora a sua qualidade de vida.
Leia Também: Relaxar em águas quentes europeias. Conheça 7 spas e termas naturais
Opte por acomodações sustentáveis
Escolha hotéis ou pousadas que priorizam a sustentabilidade, por exemplo através de fontes de energia renováveis, como sistemas solares ou geotérmicos, que evitam plásticos descartáveis e dão preferência a produtos regionais.
Alugue equipamentos em vez de comprar
Se vai para um destino frio de montanha e tenciona fazer atividades como esqui, deve alugar os equipamentos, ao invés de comprar algo que provavelmente nem vai voltar a utilizar.
Consuma produtos regionais da época
Por norma, os menus mais saborosos, sustentáveis e saudáveis são os que dão ênfase a produtos sazonais e receitas tradicionais. Seja um queijo de montanha, um pão de produção caseira e pratos da região. Assim, também consegue apoiar a agricultura local e ajuda a preservar a diversidade culinária.
Evite o desperdício
Férias sustentáveis também significam ter de deixar o mínimo de lixo possível. Evite plásticos descartáveis. Não compre garrafas de água cada vez que tem sede, opte por levar uma garrafa de água própria reutilizável. Desta forma pode conseguir reabastecer a garrafa em diversos locais com águas de nascentes, por exemplo.
Sacos de pano reutilizáveis também são uma opção sustentável e útil para levar durante uma viagem. Ao explorar a natureza, leve um saco do lixo próprio e descarte-o somente em locais apropriados.
Não compre recordações despropositadamente
Apesar de muitas pessoas reservarem um momento exclusivo das suas viagens para a compra de recordações, atualmente, poucos valorizam esse tipo de prendas. Além disso, grande parte das matérias primas desses objetos podem ser tóxicas e, geralmente, produzidas em larga escala.
Substitua os ímanes por postais digitais com uma mensagem querida para a família ou amigos durante a viagem.
Leia Também: Está a pensar numa escapadinha? As 12 cidades europeias mais populares














