Dicas para conseguir secar toalhas em dias de chuva
- 16/12/2025
É um dilema que acontece mais no outono e no inverno. Devido aos dias de chuva, secar a roupa pode ser um problema. Contudo, existem algumas técnicas que pode usar para conseguir deixar tudo seco. As toalhas podem ser uma preocupação, mas irá conseguir deixá-las secas se usar alguns truques.
O The Mirror deixou algumas técnicas que todos podem usar nesta altura em que estender na rua pode ser bastante complicado. Assim poderá começar por fazer um ciclo extra de centrifugação para conseguir retirar o máximo de água possível das toalhas.
Se sentir que ainda está com alguma água, pode fazer um novo ciclo para voltar a retirar o máximo de água. Poderá também utilizar um processo manual de torção. Pressione as toalhas para retirar o máximo de humidade. Pode ser algo que dê mais trabalho, mas irá fazer toda a diferença.
Como secar as toalhas
O jornal cita ainda Lynsey Crombie, que costuma partilhar várias dicas de casa e não só. Neste caso, diz que pode ser útil sacudir as toalhas assim que saem da máquina de lavar.
Leia Também: Quantas vezes deve lavar os lençóis, segundo uma microbióloga
“Ajuda a soltar as fibras, o que faz com que sequem rápido e permaneçam macias. Além disso, reduz as rugas, para que fiquem com uma sensação de frescura e com uma aparência melhor quando secas. Experimente da próxima vez”, revela a especialista.
Depois, há que ter em conta alguns passos quando as pendurar em casa. Certifique-se que
estejam totalmente abertas e sem dobras. Pode usar o corrimão de uma escada, uma porta ou até o varão do chuveiro.
Lembre-se de deixar espaço entre as toalhas que pendurar para permitir que exista circulação de ar. Vire ainda as toalhas com frequência para ajudar a secar mais facilmente.
Depois das toalhas, veja como secar os sapatos encharcados depois da chuva
O blogue Toms deixou algumas dicas muito úteis que pode colocar em prática nestes dias de chuva em que chega a casa com os sapados encharcados. Em menos de nada já estarão prontos a usar. Contudo, da próxima vez, o melhor é optar por outro tipo de calçado mais adequado para que não fiquem tão molhados.
1- Coloque os sapatos numa zona ventilada
"Deixar os sapatos a secarem ao ar livre é a maneira mais segura, mas funciona melhor quando faz tudo da melhor forma. O fluxo de ar é essencial, especialmente quando se trata de sapatos pesados ou volumosos. Retire as palmilhas e os cordões e apoie-os para que o ar possa circular livremente. Se forem deixados no chão, a humidade pode ficar presa e atrasar o processo."
2- Use folhas de jornal
"Encher os sapatos com jornal é uma das maneiras mais rápidas de secá-los, pois esse tipo específico de papel funciona como uma esponja, retira a humidade do calçado e mantêm o formato original. O truque é amassar o papel para que fique solto o suficiente para absorver água, mas firme o suficiente para preencher o espaço interno. Em seguida, deixe espaço para o ar circular. Depois de algumas horas, verifique o papel. Se estiver húmido, troque-o por folhas novas para manter o processo."
3- Use um ventilador
"Um bom e velho ventilador resolve o problema. Ao manter o ar frio a circular ao redor e dentro dos sapatos, pode remover a humidade muito mais rápido do que o método de secagem ao ar livre."
4- Aposte nos sacos de gel sílica
"Remova a humidade sem usar calor, o que a torna uma ótima opção para materiais delicados que não devem ser expostos à luz solar direta ou a uma secagem forçada. Estes pacotes são ótimos para itens como couro, camurça e outros materiais mais sensíveis."
5- Um desumidificador também pode ajudar
“Para melhores resultados, coloque os sapatos num espaço pequeno com o desumidificador ligado. Um espaço fechado ajuda o aparelho a funcionar com mais eficiência. Para agilizar o processo, use um ventilador ao lado para manter o ar a circular à volta e dentro dos sapatos. Este método é especialmente útil em climas húmidos, onde a secagem ao ar livre demora muito ou simplesmente não é eficaz.”














