Diabetes: Faça isto todos os dias para controlar os níveis de açúcar
- 23/12/2025
Segundo um estudo publicado na revista Cell Metabolism, existe algo que as pessoas com diabetes tipo dois podem fazer todos dos dias para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Trata-se de um hábito diário que pode acabar por trazer vários benefícios.
De acordo com a investigação, ter uma exposição à luz solar natural, mesmo que seja dentro de casa ou próximo de uma janela, pode alterar a forma como o corpo processa a glicose e como usa a energia.
A luz natural do sol é um fator relevante para o relógio biológico do corpo. Desta forma, acaba por influenciar vários processos, como a digestão, a libertação de hormonas e o metabolismo. Quando fica alterado pode agravar a resistência à insulina e o controlo da glicémia, problemas causados pela diabetes tipo dois.
Leia Também: Estudo. Formato dos glúteos pode prever se vai ou não ter diabetes tipo 2
O que fazer para controlar níveis de açúcar
O estudo analisou 13 pessoas com diabetes tipo dois. Para pessoas passou pelo menos dois períodos em quatro dias num ambiente controlado. Num momento, trabalhavam em frente a janelas com luz natural. Num outro, ficavam na mesma sala com uma iluminação artificial.
Concluíram que pessoas que receberam mais luz natural tiveram menos oscilações de glicose durante uma grande parte do dia.
Apesar dos resultados, segundo a Fox News, o estudo apresenta alguns problemas, como a fraca amostra. "Este estudo também destaca o impacto, muitas vezes despercebido, do ambiente construído na nossa saúde e levanta novas preocupações sobre a prevalência de ambientes de escritório com pouco acesso à luz natural", revelam os responsáveis pela investigação.
Diabetes. O sintoma número um que a maioria das pessoas ignora
Vários sintomas da diabetes são subtis e podem ser erroneamente atribuídos a outras causas. No entanto, especialistas afirmam que um sintoma passa frequentemente despercebido por médicos e pacientes.
"O sintoma da diabetes que mais frequentemente passa despercebido é a fadiga, pois existem muitas outras causas potenciais para ela", explica David Culpepper, diretor clínico da empresa de telessaúde LifeMD.
"Muitas pessoas têm outros motivos potenciais para se sentirem cansadas, como excesso de trabalho, stress, sono insuficiente, depressão ou outros transtornos de humor, ou até mesmo a recuperação da COVID. Portanto, aqueles que sentem fadiga por causa da diabetes provavelmente atribuem-na a um desses outros fatores."
De facto, um estudo de 2015 publicado no Industrial Psychiatry Journal descobriu que 68% e 53% das pessoas com diabetes tipo 2 sofrem de fadiga e depressão, respetivamente.
"Pacientes diabéticos tinham 10,37 vezes e 4,80 vezes maior probabilidade de sofrer com fadiga e depressão, respetivamente", pode ler-se no estudo. "Tanto a fadiga como a depressão estavam significativamente associadas à duração da doença, aos níveis de glicemia em jejum e pós-prandial, às complicações diabéticas e ao Índice de Massa Corporal (IMC)."














