DGS registou "20 casos de sarampo" desde o início do ano em Portugal

  • 02/12/2025

"Entre 01 de janeiro e 30 de novembro de 2025 foram confirmados 20 casos de sarampo em Portugal", segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Um ocorreu na região Centro e 19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, todos importados ou associados a casos importados", indica a DGS num balanço pedido pela agência Lusa.

 

De acordo com a DGS, no total, 15 casos confirmados correspondem a adultos entre os 20 e os 45 anos e cinco a crianças com idades entre os 5 meses e os 6 anos.

Apesar de Portugal ter "uma cobertura vacinal para o sarampo elevada", a DGS alerta que a introdução de casos importados pode continuar a ocorrer. Ainda assim, lembra, não são esperados surtos de "grande dimensão".

A autoridade de saúde refere que acompanha com atenção a crescente hesitação vacinal em vários países, fenómeno que poderá aumentar a circulação de doenças preveníveis, incluindo o sarampo.

"A DGS monitoriza em permanência a situação epidemiológica na Europa e no mundo assegurando, igualmente, uma comunicação de proximidade com os profissionais de saúde em Portugal, alertando-os para a importância de manter um elevado grau de suspeição perante todos os casos suspeitos e para a necessidade da respetiva notificação", salienta.

Segundo o Relatório anual 2024 do Programa Nacional de Vacinação, a cobertura da 1.ª dose da vacina VASPR atingiu 99% nas crianças que completaram os 2 anos em 2022 e a 2.ª dose chegou a 96% nas crianças que completaram os 6 anos em 2018.

"A DGS recorda que a proteção da população depende da manutenção das elevadas taxas de vacinação, reforçando-se a necessidade de adesão contínua ao PNV. As vacinas são seguras e a forma mais eficaz de proteção contra as doenças preveníveis por vacinação", sublinha.

O sarampo manifesta-se inicialmente com febre alta, tosse, rinite e conjuntivite, evoluindo para erupção cutânea característica. Embora a maioria dos casos seja ligeira, podem ocorrer complicações graves como pneumonia, encefalite e morte, sobretudo em pessoas não vacinadas.

Perante suspeita da doença, a DGS recomenda contacto imediato com a linha SNS24 (808 24 24 24).

Leia Também: Mortes por sarampo caíram 88% desde 2000, mas aumentam número de casos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2898257/dgs-registou-20-casos-de-sarampo-desde-o-inicio-do-ano-em-portugal#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes