DGS garante que não há casos de intoxicação por leite infantil

  • 11/02/2026

Em causa estão lotes de leite artificial infantil contaminados com a toxina emética 'cereulida', que levaram recentemente a alertas das autoridades de saúde pública e de segurança alimentar europeias.

 

"Até ao momento, em Portugal, não há casos confirmados de intoxicação associados ao consumo de leite artificial", assegurou a DGS numa informação divulgada hoje, adiantando que está em "curso a recolha voluntária dos lotes afetados dos produtos da marca NAN e da marca Aptamil, produzidos, respetivamente, pelas empresas Nestlé e Danone".

Em 28 de janeiro, o Centro Europeu de Prevenção a Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) anunciou que produtos de nutrição infantil estavam a ser recolhidos, de forma preventiva, em diversos países devido à deteção de uma toxina produzida pela bactéria 'Bacillus cereus', que pode causar náuseas, vómitos e diarreia.

As retiradas preventivas do mercado foram iniciadas em dezembro de 2025 e continuaram em janeiro de 2026 como medida de saúde pública, adiantou o ECDC na altura.

Segundo a DGS, a recolha voluntária em Portugal dos lotes afetados foi desencadeada pelas próprias empresas e reforçada pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

A direção-geral adiantou ainda que a lista completa desses lotes está disponível nos `sites´ das marcas e, em caso de compra, a identificação dos lotes afetados deverá ser comunicada às empresas produtoras.

Apesar de o ECDC referir que o risco global na Europa, para lactentes com menos de um ano e que possam ter consumido leite artificial de lotes identificados para recolha, é moderado, a DGS considerou que está a diminuir, tendo em conta que os produtos estão a ser retirados do mercado.

A DGS recomendou a quem tenha adquirido leite artificial que verifique o número de lote na embalagem e confirme se consta da lista disponibilizada. Caso o lote estiver na lista, deve-se parar de usar de imediato o produto e contactar a empresa responsável pela marca para saber como devolver.

Se a criança consumiu um dos lotes afetados, a direção-geral aconselha que fique sob vigilância nas seis horas após o consumo, adiantando que os sintomas mais comuns são náuseas (enjoos) e vómitos intensos de aparecimento súbito e, por vezes, diarreia.

"Estes sintomas costumam resolver espontaneamente no próprio dia", adiantou a DGS, indicando que, se não melhorarem, deve ser contacto o médico assistente ou a linha SNS24 (808242424).

Crise do leite de fórmula: 16 bebés hospitalizados em Espanha e França

Crise do leite de fórmula: 16 bebés hospitalizados em Espanha e França

Há casos suspeitos em vários outros países europeus. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, "a probabilidade de exposição a um lote contaminado de fórmula infantil é de moderada a alta para os bebés que a consomem".

Tomásia Sousa | 11:31 - 09/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937762/dgs-garante-que-nao-ha-casos-de-intoxicacao-por-leite-infantil#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes