DGArtes abre candidaturas a concursos de Programa de Apoio a Projetos 2025

  • 26/01/2026

De acordo com os avisos publicados em Diário da República e o comunicado no 'site' da DGArtes, abriram hoje as candidaturas ao Programa de Apoio a Projetos no domínio da Criação para Música e Ópera e para Artes de Rua, Circo, Dança e Teatro, assim como as candidaturas no domínio da Criação e Programação para Cruzamento Disciplinar e Artes Visuais.

 

"Serão igualmente abertas, nos próximos dias, as candidaturas aos concursos de Edição (Artes Visuais, Artes Performativas, Artes de Rua e Cruzamento Disciplinar), Programação (Artes de Rua, Circo, Dança, Música, Ópera e Teatro), Internacionalização e o Procedimento Simplificado", pode ler-se no 'site' da DGArtes sobre este programa que tem uma dotação total de 13,35 milhões de euros.

O concurso de Criação para Artes de Rua, Circo, Dança e Teatro tem uma verba de 2,09 milhões de euros, enquanto o de Música e Ópera tem um valor de 2,195 milhões. Já na Criação e Programação, a categoria de Cruzamento Disciplinar tem disponíveis 2,455 milhões de euros e a de Artes Visuais 1,94 milhões.

Estes concursos, com um montante disponível de 13,35 milhões de euros, o mesmo valor de 2023 e 2024, deveriam ter aberto até ao final de dezembro, de acordo com a Declaração Anual 2025 da DGArtes.

Os projetos que beneficiarem de apoio "devem ser executados até ao limite de 18 meses", entre 01 de setembro deste ano e 28 de fevereiro de 2028, sendo que "a atividade não pode ter estreia antes do período temporal", lê-se nos avisos de abertura dos sete concursos e do Procedimento Simplificado.

A DGArtes, num comunicado divulgado no seu 'site' oficial, destaca, dos objetivos estratégicos do Programa de Apoio a Projetos 2025, "o fomento da coesão territorial e o fortalecimento das comunidades locais, promovendo a inclusão, a criação e a fruição artística em territórios de baixa densidade, e o desenvolvimento de projetos artísticos que integrem a sustentabilidade ambiental como princípio orientador, contribuindo para a adoção de práticas ecológicas responsáveis com a participação dos públicos".

Também "a promoção da colaboração entre arte e ciência com o objetivo de desenvolver projetos artísticos colaborativos interdisciplinares que utilizem meios, ferramentas, materiais e processos próprios de um laboratório de investigação científica".

Aquele organismo destaca ainda "a dinamização da internacionalização das artes e da cultura portuguesa em Espanha ou nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que encontram na língua portuguesa um marco comum de transformação social e política, e no âmbito de iniciativas bilaterais e reforço de relações diplomáticas entre Portugal e a Turquia, os Emirados Árabes Unidos, a República da Coreia, a Singapura e os países da América Latina".

As organizações representativas do setor da Cultura têm alertado recorrentemente para os atrasos na abertura dos concursos da DGArtes, assim como para o seu subfinanciamento.

Quando no ano passado foram revelados os resultados dos concursos do Programa de Apoio a Projetos, dezenas de estruturas voltaram a ficar sem financiamento, embora fossem consideradas elegíveis para apoio, à semelhança do que já tinha acontecido em anos anteriores.

Leia Também: Cinema em Viana do Castelo encerrado apesar de disponibilidade da câmara

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2926284/dgartes-abre-candidaturas-a-concursos-de-programa-de-apoio-a-projetos-2025#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes