Dezoito famílias retiradas em Camarate e habitações interditadas

  • 07/02/2026

Numa nota divulgada hoje à noite, a Câmara Municipal de Loures informou que acompanha em permanência a situação no Bairro São Benedito, em Camarate, e que foi preciso "interditar o acesso a um número alargado de habitações".

 

O comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, já tinha dito hoje, num balanço sobre o mau tempo, que na vila de Camarate, no concelho de Loures (distrito de Lisboa), um movimento de terras causou danos em várias habitações, tendo admitido a necessidade de terem de ser retiradas cerca de 70 pessoas.

A autarquia especificou, na nota, que a maioria dos agregados identificados encontrou solução provisória junto da rede familiar, tendo sido necessário encontrar resposta para os 18 agregados familiares.

E disse que, adicionalmente, um casal de idosos foi encaminhado para uma estrutura residencial "adequada às suas necessidades" e duas famílias foram encaminhadas para uma unidade hoteleira.

"Na próxima semana, está prevista a transferência dos munícipes que se encontram num pavilhão municipal para um outro espaço igualmente temporário", indica a Câmara na nota, na qual se sublinha que as habitações em causa são ilegais e ficam "numa zona há muito identificada como insuscetível de reconversão urbanística e com risco para pessoas e bens".

A situação, acrescenta, é do conhecimento das entidades e dos próprios moradores.

A Câmara de Loures diz no documento que já pediu, com caráter de urgência, uma reunião ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, para encontrar soluções para as famílias.

Catorze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Marinha e Autoridade Marítima apoiaram mais de 3.000 pessoas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2935247/dezoito-familias-retiradas-em-camarate-e-habitacoes-interditadas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes