Dezenas em frente à AR denunciaram "a repressão no Irão". As imagens
- 17/01/2026
Dezenas de pessoas manifestaram-se pacificamente, este sábado, dia 17 de janeiro, em frente à Assembleia da República, em Lisboa, para apoiar os manifestantes iranianos que, em Teerão, protestam desde dezembro contra o custo de vida e pela queda do regime.
A comunidade iraniana em Portugal teme um agravamento da violência, denuncia "a repressão em curso no Irão" e defende a rutura diplomática com o regime, o reconhecimento do príncipe herdeiro Reza Pahlavi como interlocutor da transição e a classificação da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) como organização terrorista.
De recordar que os protestos no Irão começaram em 28 de dezembro, quando comerciantes de Teerão fecharam os seus negócios devido à queda do rial, mas logo se espalharam a todo o país com gritos de "Morte à República Islâmica" e "Morte a Khamenei".
Teerão afirma não ter a contagem do número de mortos nos protestos que ocorreram na República Islâmica nas últimas semanas - e que atribui a mercenários apoiados por Israel e pelos EUA -, mas ONG da oposição sediadas no exílio, como a Iran Human Rights, estimam-no em 3.428.
Veja as imagens da manifestação em Lisboa na galeria acima.
Leia Também: Trump pede "novo Governo" no Irão e acusa Khamenei de ser "homem doente"













