Deu 'galo' em Barcelos. Sporting trava no vermelho e FC Porto pode fugir
- 02/01/2026
O Sporting não entrou com o pé direito no ano civil de 2026 e empatou, na noite desta sexta-feira, em casa do Gil Vicente (1-1) num jogo que marcou não só o início da jornada 17 da I Liga, como também deu o tiro de partida no futebol português dois dias depois do virar do ano.
Um golo solitário do colombiano Luis Suárez coloriu o marcador no Estádio Cidade de Barcelos no primeiro tempo, mas a expulsão de Gonçalo Inácio fez com que o Sporting quebrasse na reta final e o Gil Vicente empatasse o resultado no Minho.
O Sporting colocou-se a quatro pontos do líder invicto FC Porto, que joga apenas no domingo em casa do Santa Clara e que, dessa forma, pode fugir ainda mais na liderança do campeonato.
Filme do jogo:
Para este duelo no Minho, onde o Sporting tinha empatado sem golos na última temporada, e num jogo que despediu João Pereira, Rui Borges fez duas alterações depois da goleada caseira frente ao Rio Ave. O técnico leonino mexeu nas alas da defesa, trocando, à esquerda, o lesionado Ricardo Mangas por Matheus Reis e o grego Vagiannidis por Fresneda, à direita.
Já do lado do Gil Vicente, Gustavo Varela, jogador emprestado pelo Benfica, fez as vezes de Pablo, que está a caminho da Premier League e do West Ham, de Nuno Espírito Santo.
Os primeiros 45 minutos em Barcelos ficaram marcados por um total equilíbrio. Não que o Sporting tenha sido indiscutivelmente a melhor equipa no primeiro tempo, não o foi de todo, mas foi, de certo, a mais eficaz. Viu-se, no Estádio Cidade de Barcelos, um jogo muito rápido e com boas oportunidades de parte a parte na etapa inicial.
Os galos entraram destemidos para enfrentar o leão e não se encostaram atrás, sendo mesmo da equipa da casa a primeira ocasião de perigo. Aos 15 minutos, Gustavo Varela tentou o pontapé de bicicleta e obrigou Rui Silva a uma enorme defesa. Do lado oposto, ao minuto 17, Ioannidis ficou a centímetros de atirar a contar com um bom cabeceamento.
Depois de uma paragem para assistência, e posterior substituição forçada de Facundo Cáseres, Morten Hjulmand fez falta sobre Gustavo Varela, viu o quinto cartão amarelo no campeonato e falha, assim o próximo jogo, frente ao Casa Pia. Seguiu-se uma grande ocasião para os eleitos de César Peixoto. Ao minuto 41, e após um mau alívio de Francisco Trincão, Touré rematou de primeira para a defesa do guardião leonino.
O golo dos verdes e brancos surgiu precisamente numa bola nas costas da defensiva gilista e em cima do apito para o intervalo. Após uma assistência de Eduardo Quaresma, Luis Suárez isolou-se e no frente a frente com Andrew e meteu a bola por baixo das pernas do guarda-redes, que tinha Filipe Luís e José Boto, dupla do Flamengo, a assistir à partida nas bancadas. Com este tento, o colombiano isolou-se também na lista de melhores marcadores da Liga, com 15 golos (mais um do que o benfiquista Pavlidis).
Segunda parte a ferver e expulsão para o leão
O arranque da etapa complementar foi de cortar a respiração no Minho, com três ocasiões que podiam ter feito piscar o marcador. Ao minuto 54, Luis Suárez apareceu pelo lado esquerdo e rematou à estrada da área, com a bola a passar a centímetros do poste. Logo de seguida, o colombiano voltou a aparecer na cara do brasileiro Andrew e viu este negar-lhe o bis. Na resposta, Rui Silva, defendeu de forma categórica o cabeceamento de Touré.
Depois de alguns minutos frenéticos em termos de oportunidades, o jogo estabilizou um pouco, com o Sporting a tentar ter bola no meio-campo ofensivo. Ainda assim, a partida voltou a entrar em ebulição já dentro dos minutos finais. Em cima do minuto 79, Gustavo Varela ia isolado para a baliza e o defensa central Gonçalo Inácio travou-o. Gustavo Correia mostrou o cartão vermelho direto e o Sporting fica reduzido a dez jogadores a dez minutos do final do jogo.
E foi tiro e queda com esta expulsão. Nem dez minutos tinham passado do vermelho direto e o Gil Vicente alcançou o empate. Na sequência de um cruzamento de Luís Esteves, o recém-entrado jogador dos gilistas Carlos Eduardo apareceu nas costas de Fresneda e cabeceou para o fundo da baliza ao minuto 87. Logo de seguida, Joelson Fernandes aproveitou um erro crasso de Fresneda e viu Rui Silva negar a reviravolta.
Se o golo do empate já foi uma má notícia, Rui Borges ficou, de certa forma, ainda mais aziado quando viu Maxi Araújo ver uma cartolina amarela que afasta o uruguaio, tal como o capitão Hjulmand, do duelo da próxima ronda
Tal como na época passada, o Sporting tropeçou em Barcelos e fecha a primeira volta com 42 pontos, a quatro do FC Porto que se podem transformar em sete se os azuis e brancos vencerem o Santa Clara. O Gil Vicente alcança os 28 pontos, a melhor marca da primeira volta de sempre do clube, mas vê o quarto lugar ameaçado pelo Sporting de Braga (26).
Momento do jogo: A expulsão de Gonçalo Inácio acabou por ser fundamental para o que foi o desenrolar da reta final do encontro.














