Detidos por furto de veículo tentaram fugir à PSP (e houve perseguição)
- 12/12/2025
Dois homens, com 29 e 36 anos, foram detidos esta sexta-feira, pelas 14h50, pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão de Trânsito, na freguesia de Unhos/Apelação, em Loures. São suspeitos da prática do crime de furto de veículo, tendo também tentado fugir às autoridades.
Os polícias da referida divisão encontravam-se de serviço enquadrados numa operação de fiscalização rodoviária na Rua de Fetais, "quando o condutor do veículo, que se veio a apurar posteriormente ser furtado -, tendo sido apresentada queixa pelo seu proprietário -, desobedeceu à ordem de paragem legal e legítima", efetuada por um agente de autoridade. O condutor "acelerou de forma brusca a viatura com o claro intuito de se eximir à fiscalização", é informado em comunicado enviado hoje às redações.
Os polícias do efetivo da Esquadra de Motociclistas "iniciaram o seguimento do veículo em fuga, com a devida distância de segurança e sinalizando a deslocação, com sinais sonoros e luminosos, para alertar os restantes utentes da via", tendo verificado que este "efetuou uma condução perigosa durante todo o trajeto, com manobras perigosas e circulação em sentido oposto ao legalmente estabelecido em várias artérias, colocando em perigo os demais utentes da via".
A PSP explica ainda na mesma nota que, "a determinada altura, um dos motociclistas conseguiu ultrapassar a viatura em fuga, conseguindo dar ordem de paragem ao trânsito nos dois sentidos", forçando, desta forma, "a imobilização do veículo em fuga".
Dois dos três ocupantes do veículo abandonaram em fuga apeada, "ficando o terceiro ocupante no interior do veículo".
Percebendo para que direção os dois suspeitos seguiram durante a fuga, os polícias conseguiram intercetar o condutor na Estrada Militar. Este, durante a fuga a pé, causou "danos no tejadilho e para brisas de uma viatura que se encontrava estacionada no trajeto percorrido".
Já após a interceção dos dois suspeitos, prossegue a autoridade, foram encontrados no interior do veículo furtado 10 (dez) jerricans vazios de aproximadamente 25 (vinte e cinco) litros, uma mangueira com cerca de 2 metros, um gorro, luvas e algumas ferramentas, "material que suscitou suspeitas de ser utilizado para outro tipo de ilícitos, tendo sido cautelarmente apreendido".
Aos dois suspeitos foi dada voz de detenção, tendo sido conduzidos às instalações da Divisão de Trânsito, e notificados para comparecer no Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa.
Leia Também: Assalto à mão armada a ourivesaria de Loures. Suspeitos em fuga













