Detido participante em ataque que matou 4 americanos em Benghazi em 2012

  • 06/02/2026

Em conferência de imprensa, Bondi declarou que Zubayr Al-Bakoush aterrou na base aérea conjunta de Andrews, no estado de Maryland, às 03h00 locais de hoje (08h00 de Lisboa).

 

"Nunca deixámos de procurar justiça por aquele crime contra a nossa nação", declarou Bondi.

A procuradora federal Jeanine Pirro indicou que Al-Bakoush foi indiciado por oito crimes, entre os quais os assassínios do embaixador Chris Stevens e do funcionário do Departamento de Estado Sean Smith. Não ficou claro se Al-Bakoush tinha um advogado a representá-lo.

O ataque de 2012 ao complexo norte-americano em Benghazi tornou-se de imediato uma questão política polémica, com os republicanos a questionarem o então Presidente democrata, Barack Obama, e a sua secretária de Estado, Hillary Clinton, sobre a segurança nas instalações, a resposta militar à violência e a narrativa em constante alteração do Governo sobre quem era responsável e porquê.

Um relatório definitivo de um painel do Congresso liderado por republicanos culpou o Governo Obama por deficiências na segurança naquele posto avançado norte-americano na Líbia e pela resposta lenta aos ataques.

Não foi, contudo, identificada qualquer irregularidade cometida por Clinton, que desvalorizou o documento, classificando-o como um eco de investigações anteriores sem novas descobertas e afirmando ser "tempo de seguir em frente".

Outros democratas criticaram o relatório dos republicanos, descrevendo-o como "uma teoria da conspiração sob o efeito de esteroides"

Na noite de 11 de setembro de 2012, as autoridades norte-americanas relataram que pelo menos 20 membros de milícias armados com AK-47 e lança-granadas invadiram o complexo do consulado e incendiaram edifícios.

O incêndio levou à morte de Stevens e Smith. Outros funcionários do Departamento de Estado fugiram para uma instalação norte-americana próxima, conhecida como "o anexo".

Um grande grupo reuniu-se para um ataque ao anexo. Esse ataque, que contou com um bombardeamento com morteiros de precisão, resultou na morte dos agentes de segurança Tyrone Woods e Glen Doherty.

Um membro de uma milícia líbia suspeito de ser o mentor dos ataques, Ahmed Abu Khattala, foi capturado pelas forças especiais norte-americanas em 2014 e levado para Washington para ser julgado.

Foi condenado e está a cumprir pena de prisão. Os seus advogados argumentaram que as provas eram inconclusivas e que foi alvo de perseguição por causa das suas crenças muçulmanas ultraconservadoras.

Leia Também: EUA anunciam novas sanções contra rede que vende petróleo iraniano 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934679/detido-participante-em-ataque-que-matou-4-americanos-em-benghazi-em-2012#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes