Detida sexta suspeita de furtos no concelho de Macedo de Cavaleiros
- 14/01/2026
Este era o último mandado de detenção que faltavam cumprir, numa operação levada a cabo, pela GNR, hoje, com seis buscas domiciliárias e seis não domiciliárias, em vários pontos do país, Macedo de Cavaleiros, Valpaços, Coimbra, Pombal e Ourém, e que culminou na detenção de seis pessoas, cinco homens e uma mulher, de idades compreendidas entre os 19 e 33 anos.
O oficial de relações-públicas do Comando Territorial de Bragança, Hernâni Martins, em declarações aos jornalistas, explicou que se tratava de uma rede organizada, que, através do "estroncamento de portas", entrava nas habitações, que não estão ocupadas em permanência, e furtavam ouro, dinheiro, armas de fogo, munições e outros bens possíveis de vender. Nalguns casos, só foram mesmo registados os danos materiais.
Hernâni Martins revelou ainda que "já foi possível recuperar algum material furtado", mas não especificar.
Os crimes aconteceram em novembro e dezembro e a GNR registou 12 queixas por furto e uma por tentativa de assalto, todas em aldeias de Macedo de Cavaleiros, à exceção de um furto que aconteceu numa aldeia de Bragança.
"Perante as várias ocorrências desenvolveram-se duas linhas de atuação, uma dirigida à reação aos próprios furtos, através de uma intensificação do patrulhamento de visibilidade, que permitiu acalmar o fenómeno e dar sentimento de segurança às pessoas (...) e paralelamente desenvolveram-se diligências para identificar os suspeitos", acrescentou Hernâni Martins.
Às 14h00 ainda estavam a decorrer buscas.
Os detidos deverão ser presentes ao Tribunal Judicial de Macedo de Cavaleiros na quinta ou sexta-feira, para aplicação das medidas de coação.
Leia Também: Cinco detidos por suspeitas de assaltos a casas em Macedo de Cavaleiros













