Detetadas infrações nas vendas associadas à Black Friday na Madeira

  • 30/11/2025

Na nota divulgada pela Secretaria Regional da Economia da Madeira, destaca-se que a fiscalização à campanha de promoções do início da época natalícia foi desenvolvida pela ARAE durante três dias e envolveu quatro inspetores.

 

O plano operacional teve por objetivo "garantir o cumprimento dos requisitos legais a observar nas práticas comerciais com redução de preços, bem como a afixação de preços, as eventuais práticas comerciais desleais ou outras infrações antieconómicas", diz a inspetora regional Sónia Menezes, citada no documento.

A iniciativa foi desencadeada em dezenas de estabelecimentos de venda a retalho que tinham em prática reduções de preços.

As infrações detetadas foram a "utilização de expressões não previstas legalmente no âmbito de campanhas promocionais", o "não envio da declaração obrigatória relativa à realização de saldos", a "falta de menções obrigatórias (data de início e período de duração da campanha promocional)", o "não envio do original das Folhas de Reclamações" e a "não disponibilização do Livro de Reclamações".

A ARAE vai "manter a monitorização necessária e acompanhamento, tendo em vista o cumprimento da legislação no que a estas matérias diz respeito".

A Autoridade Regional salienta que, nesta época de maior procura de bens por parte dos consumidores e aumento do consumo, algumas medidas devem ser tidas em consideração, entre elas a "verificação dos prazos de entrega e disponibilidade dos bens", e o "conhecimento das políticas de trocas e devoluções dos operadores económicos, matéria sobre a qual existe legislação própria".

"Em regra geral, o operador económico não é obrigado a trocar os produtos que não apresentem defeitos, dependendo, nestes casos, da política adotada pelo vendedor", é indicado.

A Autoridade Regional apela ainda aos consumidores para a necessidade de "utilização criteriosa do Livro de Reclamações, pois, sendo um direito que está ao alcance dos mesmos, deverá ser utilizado com responsabilidade e para situações que mereçam efetivamente ficar registadas".

Leia Também: Já aproveitou a Black Friday? GNR recorda: "Segurança em primeiro lugar"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2897364/detetadas-infracoes-nas-vendas-associadas-a-black-friday-na-madeira#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes