"Desorganização impera" no SNS. "Quem não tem destino, não consegue rumo"

  • 12/11/2025

"Eu acho que há um problema de organização, de responsabilização e temos que olhar de forma definitiva para onde queremos levar o SNS", defendeu o almirante, em declarações aos jornalistas, após uma visita e reunião na Universidade de Évora.

 

Gouveia e Melo foi questionado sobre o setor da Saúde e problemas verificados nesta área, como o noticiado hoje pelo Correio da Manhã, de uma mulher que deu à luz num Uber, em Loures, quando estava a ser transportada para o Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa.

"O que é que eu lhe posso dizer sobre isso? Vou dizer o que todos os portugueses sentem. Sentem que há um problema que não está a ser resolvido. E porque é que não está a ser resolvido? Porque não há recursos?", questionou o candidato presidencial.

O almirante Gouveia e Melo argumentou que "quem não tem destino, não consegue definir rumo", aludindo a esta máxima para se referir ao setor da Saúde.

"Qual é o SNS que nós queremos? Nós estamos a fragilizar o SNS para dar oportunidade às soluções privadas? Ou não? É esse SNS que ainda não percebi o que é que se deseja", afirmou.

Para o candidato presidencial, primeiro, é preciso definir qual é o Serviço Nacional de Saúde que o país deseja ter de futuro.

"E, depois de sabermos para onde é que é o destino, vamos definir o rumo e o planeamento para lá chegar", acrescentou.

Gouveia e Melo considerou, contudo, que "não está a acontecer nada disso, e, por isso, a desorganização, apesar dos recursos que estão a ser investidos, impera".

Os jornalistas questionaram ainda o candidato às eleições presidenciais de 18 de janeiro de 2026 sobre o caso do dermatologista do Hospital de Santa Maria que recebeu 700 mil euros por cirurgias adicionais, mas Gouveia e Melo escusou-se a comentar situações particulares.

"Eu não vou falar de casinhos e de casos. Estou preocupado é com o problema geral do país", limitou-se a referir.

Em relação à sua deslocação a Évora, o almirante Gouveia e Melo disse pretender sinalizar que, neste "território do interior, muitas vezes esquecido", estão a fazer-se "diversas coisas muito positivas", sendo que uma delas "é ligar o conhecimento à inovação e às empresas".

Uma parceria que o país precisa "de incorporar na economia", para que esta seja "mais produtiva e de maior valor acrescentado", privilegiando a atração dessa "economia para o interior do território português".

"E este polo universitário faz essas coisas todas", elogiou, aludindo à Universidade de Évora, mas considerando também que existem "grandes movimentos no Alentejo que podem mudar verdadeiramente" a região, como o Porto de Sines e os "grandes investimentos" tecnológicos e industriais programados para a zona.

Leia Também: "Disparates"? Almirante pede a Marques Mendes "elevação da linguagem"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2887156/desorganizacao-impera-no-sns-quem-nao-tem-destino-nao-consegue-rumo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes