Desinformação em Portugal e Espanha apresenta narrativas semelhantes

  • 18/12/2025

"Há uma maior convergência ibérica, com muitas narrativas desinformativas semelhantes entre Portugal e Espanha", afirma à Lusa Gustavo Cardoso, destacando a internacionalização dos temas que marcam a desinformação.

 

O professor universitário do ISCTE começa por explicar que Espanha tem uma polarização política muito mais intensa do que Portugal, havendo muito mais desinformação política.

"Em Portugal também existe, mas é menos sistémico. Em Espanha, já faz parte do ambiente político, há um padrão de desinformação e em Portugal quando surge algo mais polarizador, isso sobressai", refere o coordenador português do projeto de combate à desinformação Iberifier.

Desinformação em 2025 centrou-se na imigração. Visou sobretudo muçulmanos

Desinformação em 2025 centrou-se na imigração. Visou sobretudo muçulmanos

A imigração, em particular associada a comunidades muçulmanas, foi o principal foco da desinformação em Portugal ao longo de 2025, afirma o coordenador do projeto de combate à desinformação Iberifier em Portugal, Gustavo Cardoso.

Lusa | 09:28 - 18/12/2025

No que diz respeito à imigração, por exemplo, em Espanha a imigração é muito mais associada a crimes violentos e ameaças à segurança. Já em Portugal, permanece a ideia de que há prejuízos injustos e mais pressão nos serviços públicos.

Além disso, "há muito mais negacionismo a adaptações climáticas na desinformação espanhola, e mesmo a ideia de conspiração anti-ciência, do que em Portugal".

"Em Portugal, surge muito a ideia de má gestão das coisas", acrescenta o académico.

Em termos políticos, as coisas em Portugal acontecem "em picos", como a queda do Governo, as eleições legislativas ou as presidenciais, enquanto em Espanha "os ataques às figuras políticas, como Pedro Sánchez, são constantes. É muito mais sistémico", argumenta.

Ministro diz que combate à desinformação deve ser confiado também à Lusa

Ministro diz que combate à desinformação deve ser confiado também à Lusa

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, considerou hoje que o combate à desinformação é uma tarefa que não deve ser apenas confiada ao serviço público da RTP mas também à Lusa, num esforço comum respeitando a independência mútua.

Lusa | 16:28 - 15/12/2025

Além disso, "Espanha tem muito mais desinformação pró-russa do que Portugal, embora também já apareçam algumas coisas", relacionadas nomeadamente com questões europeias, refere o professor universitário.

Em relação às grandes plataformas digitais, principal motor de disseminação de desinformação, a rede social X "é muito mais central nessa prática".

"O X em Portugal tem uma utilização residual, mas muitas coisas aparecem nesta rede e depois ganham outra vida nas outras plataformas", explica Gustavo Cardoso, dizendo que no caso espanhol o X "tem um peso superior ao português".

Leia Também: Governo britânico sanciona pessoas e entidades russas (por desinformação)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2906393/desinformacao-em-portugal-e-espanha-apresenta-narrativas-semelhantes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes