Derrocada em Torres Novas leva à evacuação de três habitações

  • 08/02/2026

"Com a derrocada junto ao Tribunal, acionámos de imediato todos os meios disponíveis para acompanhar a situação. Felizmente não houve danos humanos nem nas casas próximas, mas o muro é antigo e a chuva intensa agravou a instabilidade, exigindo a evacuação do edifício e de três habitações", afirmou à Lusa José Trincão Marques, no final de uma reunião da proteção civil municipal.

 

A derrocada ocorreu na quinta-feira nas traseiras do Tribunal, "com o abatimento de um muro de suporte antigo e instável, propriedade do Ministério da Justiça, agravado pela precipitação persistente".

O LNEC realizou inspeções técnicas no sábado para avaliar a situação, elaborar relatório e orientar a consolidação do terreno.

Já hoje, domingo, deslocaram-se a Torres Novas, no distrito de Santarém, alguns militares do Regimento de Engenharia n.º 1 do Exército Português com o objetivo de "avaliarem e estudarem uma intervenção de engenharia urgente, com os seus meios, na zona afetada pela derrocada do talude situado nas traseiras do tribunal", acrescentou o autarca.

O Tribunal, que funcionava em tempo e espaço parcial devido a obras que decorrem no edificado, esteve fechado na sexta-feira, cabendo ao Ministério da Justiça decidir a reabertura ao público, segundo o autarca.

As três famílias retiradas foram realojadas em casas de familiares ou noutros locais provisórios, até que o risco seja eliminado, adiantou.

O presidente alertou que o problema não é isolado: "Existem outras derrocadas de muros, fachadas e edifícios antigos, muitos abandonados, que colocam em risco casas e estradas. Estamos a acompanhar de perto e o planeamento de médio e longo prazo vai continuar nos próximos dias e semanas".

Após a reunião da Proteção Civil de Torres Novas, realizada hoje à tarde, foi feito um ponto de situação no concelho, identificando as ruas cortadas ou condicionadas - incluindo a Rua Atriz Virgínia, Rua dos Outeiros, Caminho Municipal que liga Ribeira Branca ao Porto Carneiro, EM 570, Rua da Fábrica e a Rua 25 de Abril, entre outras - e os problemas "pontuais" de falhas de eletricidade ainda existentes em Assentis e Zibreira, que estão a ser resolvidos pela E-Redes.

José Trincão Marques sublinhou que os efeitos cumulativos das tempestades Kristin e Marta, que têm mantido o concelho sob chuva intensa e solos saturados, exigem atenção redobrada.

"O ordenamento do território e a proteção civil têm um papel fundamental. É crucial que os munícipes sigam apenas as informações das autoridades oficiais e respeitem as zonas vedadas, para sua própria segurança", alertou.

Catorze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: AO MINUTO: Chuvas preocupam em Santarém; Carnaval de Torres cancelado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2935560/derrocada-em-torres-novas-leva-a-evacuacao-de-tres-habitacoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes