Derrocada deixa aldeia de Sistelo sem acesso a Arcos de Valdevez

  • 27/01/2026

"Metade da freguesia está isolada, só tem saída pela estrada que liga Arcos de Valdevez a Monção. No lugar da Igreja a estrada está transitável", afirmou Olegário Gonçalves.

 

Em declarações à agência Lusa, pelas 9h30, o autarca do PSD, que se deslocava para o local, adiantou que o "concelho acordou com muitos danos causados pela chuva que caiu com intensidade", mas sem registo de vítimas.

"O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro. Vamos avaliar a situação para ver como vamos remover a terra que está na estrada e que apoio é preciso prestar à população", referiu Olegário Gonçalves.

Segundo o autarca, a recuperação da estrada pode demorar dias.

A aldeia de Sistelo está classificada desde 2017 como Monumento Nacional Paisagem Cultural. Está situada próximo da Serra da Peneda e Soajo, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), Cabreiro, com parte do território integrada no único parque nacional do país e a União de Freguesia de Álvora e Loureda.

Na sede do concelho, adiantou Olegário Gonçalves, "há inundações em alguns espaços comerciais, na discoteca Azenha e hotel Riviera, a zona histórica da Valeta que ficou completamente inundada com alguns carros submersos, estradas municipais e vicinais, umas encerradas e outras em fase de limpeza".

"Há prejuízos avultados. É um cenário como há muito tempo não víamos em Arcos de Valdevez", frisou.

Portugal continental vai sofrer novo agravamento do estado do tempo na próxima noite devido à depressão Joseph, com vento forte com rajadas de 140 quilómetros por hora e foi emitido aviso vermelho para o Porto, Aveiro e Coimbra.

O IPMA já emitiu aviso vermelho, o mais grave, para os distritos do Porto, Aveiro e Coimbra entre as 3h e as 6h de quarta-feira, prevendo-se ventos com rajadas da ordem dos 140 quilómetros por hora (km/h).

Os restantes distritos do continente vão estar sob aviso laranja por causa do vento forte com rajadas de 100 km/h, podendo chegar aos 120 km/h nas terras altas.

O IPMA emitiu também aviso vermelho entre as 3h e as 21h de quarta-feira para os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco vão estar também sob aviso laranja e Aveiro a amarelo a partir das 12h de hoje e até às 6h de quarta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros.

O IPMA colocou também todos os distritos (18) de Portugal continental sob aviso amarelo entre as 3h e as 9h de quarta-feira por causa da chuva por vezes forte.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: AO MINUTO: Registadas quase 500 ocorrências; Mau tempo piora amanhã

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2926797/derrocada-deixa-aldeia-de-sistelo-sem-acesso-a-arcos-de-valdevez#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes