Depressão Ingrid chegou (mas mau tempo ainda vai piorar). O que aí vem?

  • 21/01/2026

A depressão Ingrid já se faz sentir em Portugal continental sob a forma de chuva, neve, vento e agitação marítima. Mas o pior parece ainda estar por vir.

 

Na quinta-feira, dia 22, "prevê-se a passagem do sistema frontal associado a esta depressão, com períodos de chuva por vezes forte" a partir da tarde, passando depois a aguaceiros a partir da noite, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Poderá ainda haver queda de granizo e episódios de trovoada, "situação que se prolongará até domingo, dia 25".

A esta hora, toda a costa portuguesa está sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, aviso esse que passa a laranja em alguns distritos a partir das 21 horas.

A partir desta tarde, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve. Para Braga, Vila Real e Viana do Castelo, o aviso entra em vigor às 21 horas.

Contactada pelo Notícias ao Minuto pelas 7h30, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil não tinha, para já, registo de ocorrências de relevância.

Na quinta-feira, o aviso para a costa portuguesa passa a laranja em todos os distritos, com previsão de ondas com 5 a 7 metros de altura, podendo atingir os 12 metros de altura máxima.

Também na Guarda e em Castelo Branco, o aviso por causa da neve passará a laranja entre a noite de quinta-feira e a manhã de sábado.

A estes distritos juntam-se, a partir das 00h00 de sexta-feira, Bragança, Vila Real, Viseu, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo - todos eles também sob aviso laranja devido à previsão de neve acima de 800/1000 m, baixando a cota para 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 cm acima dos 800/1000 m.

O IPMA prevê que a queda de neve e possível formação de gelo possam causar perturbações moderadas, tais como vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e transtornos nos abastecimentos locais.

O vento irá intensificar-se a partir do final da tarde de dia 22, quinta-feira, "soprando do quadrante oeste, por vezes com rajadas da ordem dos 70 a 80 km/h no litoral e 80 a 100 km/h nas terras altas", revela também o instituto.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão oscilar hoje entre os 3ºC (na Guarda) e os 13ºC (em Sagres). Já as máximas vão variar entre os 8ºC (na Guarda) e os 17ºC (em Lisboa, Santarém, Setúbal e Algarve).

Para amanhã, o IPMA prevê uma pequena descida de temperatura e as mínimas vão estar abaixo dos 10ºC na maior parte dos distritos. Já na sexta-feira, há nova descida e as mínimas podem chegar a 1 grau negativo na Guarda. Já em Bragança, Viseu e Portalegre, a temperatura mínima esperada será de 1ºC.

[Notícia atualizada às 09h24]

Leia Também: Depressão Ingrid a chegar. Traz chuva, neve, vento e agitação marítima

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2923299/depressao-ingrid-chegou-mas-mau-tempo-ainda-vai-piorar-o-que-ai-vem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes