Depois de cancelar jogos, Ubisoft pode despedir até 200 pessoas
- 27/01/2026
O final da semana passada ficou marcado pelo anúncio de múltiplos cancelamentos de projetos e encerramentos de estúdios da Ubisoft mas, ao que parece, a empresa francesa ainda vai proceder a mais alterações - nomeadamente despedimentos.
Diz o site IGN que a Ubisoft está a planear uma redução no número de funcionários na sua sede em Paris.
A publicação afirma que a Ubisoft se prepara para despedir até 200 pessoas, o que significa que se trata de uma redução a rondar os 20% em relação ao atual número de trabalhadores da sede da empresa.
A Ubisoft pretende chegar a acordo com os funcionários de forma a efetuar esta redução de postos de trabalho, com a saída a ter de ser, no entanto, por acordo mútuo.
“Em linha com os anúncios da semana passado sobre o seu novo modelo operacional e a aceleração das iniciativas de redução de custos, a Ubisoft International decidiu iniciar as conversações sobre uma possível Rupture Conventionnelle Collective, um acordo coletivo e voluntário de rescisão mútua que poderá envolver até 200 posições na sua sede em França”, pode ler-se no comunicado da Ubisoft partilhado com a publicação.
“Prince of Persia” entre projetos cancelados
A empresa francesa responsável por jogos como “Assassin’s Creed”, “Rainbow Six” e “Far Cry”, a Ubisoft, anunciou na semana passada que vai proceder a uma reestruturação e que, desta forma, vai cancelar e adiar alguns dos seus projetos.
Entre os projetos cancelados está o remake de “Prince of Persia: Sands of Time”, um projeto anunciado em 2020 (baseado no jogo lançado em 2003) cuja chegada às lojas já tinha sido adiada há alguns tempos.
No entanto, diz o site VGC que este remake será, de facto, cancelado juntamente com mais um jogo que se encontrava a ser desenvolvido para telemóveis e outros quatro títulos que nunca foram anunciados - entre os quais estavam três novas propriedades intelectuais.
Quantos aos jogos adiados, acredita-se que entre eles esteja um remake de "Assassin's Creed IV: Black Flag" (lançado originalmente em 2013), um dos projetos que mais tem sido alvo de rumores nos últimos anos e pelo qual os fãs terão de esperar um pouco mais.
A reestruturação da Ubisoft não afetará somente projetos que estavam em andamento e também se manifestará sob forma de encerramentos de estúdios. A empresa francesa anunciou que encerrará os seus estúdios em Halifax (no Canadá) e também em Estocolmo (na Suécia), notando que está a avaliar vender outros “ativos” ao longo dos próximos tempos.
Na altura, o CFO Frederick Duguet adiantou que mesmo que algumas pessoas possam ser integradas em outros projetos, a decisão implicaria que outras abandonassem a empresa. “Há algumas pessoas que serão alocadas a outros grandes projetos e outras podem abandonar a empresa”, adiantou o executivo de acordo com a publicação.
Leia Também: Novo vídeo mostra mais de 10 minutos de "Resident Evil Requiem"















