Democratas processam governo Trump por corte no financiamento a agência

  • 23/12/2025

O processo contra a CFPB (na sigla em inglês) e o seu diretor, Russell Vought, refere-se ao argumento da administração Trump de que a agência só pode ser financiada pelos lucros da Reserva Federal.

 

A Reserva Federal tem vindo a acumular prejuízos desde 2022, um efeito colateral do aumento acentuado das taxas de juro para combater a inflação, porque detém títulos que pagam juros baixos devido à pandemia, mas precisa de pagar juros mais altos aos bancos que mantêm os seus depósitos no banco.

A Casa Branca argumenta há vários meses que o CFPB não pode receber legalmente fundos da Fed para financiar as suas operações se a reserva federal não tiver "lucros combinados" para alocar ao organismo.

Sem fundos adicionais, prevê-se que o CFPB esgote completamente os seus recursos operacionais em janeiro.

A expressão "lucros combinados" consta do texto da Lei Dodd-Frank, a lei que criou o CFPB há mais de uma década.

Congressistas e decisores políticos desde a altura da elaboração da Lei Dodd-Frank defendem que a expressão "lucros combinados" não deveria inferir que a Fed necessitava de obter lucro real para financiar o CFPB.

A interpretação da Casa Branca sobre a Lei Dodd-Frank está a ser contestada num processo separado interposto pelo sindicato dos funcionários do CFPB contra a Vought.

Os procuradores-gerais democratas argumentam que o CFPB foi criado legalmente pelo Congresso e que a Casa Branca não pode escolher que partes do governo quer financiar ou não.

Além disso, o CFPB é obrigado a fornecer informações sobre as queixas dos consumidores aos estados para travar práticas abusivas e, se o CFPB não estiver a operar, não poderá cumprir as suas obrigações legais.

"O corte de fundos do Departamento de Proteção Financeira do Consumidor dificultará o combate aos credores predatórios, aos burlões e a outros criminosos que se aproveitam dos nova-iorquinos", alertou a procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James.

Leia Também: Donald Trump afirma que demissão de Nicolás Maduro seria "sensata"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2908730/democratas-processam-governo-trump-por-corte-no-financiamento-a-agencia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes