Democracia "esteve viva". Seguro agradece a eleitores das zonas afetadas

  • 15/02/2026

Numa mensagem divulgada nas redes sociais, António José Seguro saudou os eleitores que hoje foram votar nas 20 freguesias que pediram o adiamento das eleições do último domingo na sequência do mau tempo que afetou o país.

 

"A democracia vive da participação de todos nós. Cada voto é uma afirmação de liberdade, de responsabilidade e de esperança no futuro", defendeu o antigo secretário-geral do PS, considerando que a "democracia constrói-se todos os dias e hoje, mais uma vez, esteve viva".

António José Seguro agradeceu também, "de forma muito especial, a todos os que tornaram possível a realização deste sufrágio, aos membros das mesas de voto, aos funcionários, às forças de segurança e a todos os que, com sentido de dever e serviço público, garantiram que este dia decorresse com normalidade, transparência e respeito".

Nesta mensagem, o futuro Presidente desejou ainda "um regresso à vida normal o mais rápido possível".

A segunda volta das eleições presidenciais realizou-se hoje em 20 freguesias e secções de voto onde a votação foi adiada uma semana devido aos efeitos das tempestades, com um total de cerca de 36 mil inscritos.

António José Seguro venceu as eleições presidenciais já no domingo passado, e viu hoje reforçada a sua votação, com mais de 3,5 milhões de votos e 66,83% dos votos, segundo os dados finais provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

André Ventura, que disputou a segunda volta contra Seguro, conseguiu 1,7 milhões de votos, o que equivale a 33,17% dos boletins.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a votação para a segunda volta foi adiada em todas as seis freguesias de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, bem como nas quatro freguesias de Arruda dos Vinhos e nas três freguesias da Golegã, no distrito de Santarém.

Além destes três concelhos sem qualquer voto no passado domingo, também foi adiada a votação em duas secções de voto de Santarém, numa freguesia e numa secção de Rio Maior, e ainda numa freguesia do Cartaxo, noutra de Salvaterra de Magos e ainda em mais uma de Leiria.

No total, são oito municípios abrangidos pelo adiamento de eleições. Nas 20 freguesias e secções de voto em causa estão inscritos, segundo a CNE, 36.852 eleitores.

Na primeira volta das presidenciais, em 18 de janeiro, disputada por 11 candidatos, António José Seguro, apoiado pelo PS, foi o mais votado, com 31,11% dos votos expressos, seguido de André Ventura, apoiado pelo Chega, que teve 23,5%. 

O atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016, cessará funções em 09 de março, data em que António José Seguro tomará posse perante a Assembleia da República.

Seguro vence nas últimas 20 freguesias e passa os 3,5 milhões de votos

Seguro vence nas últimas 20 freguesias e passa os 3,5 milhões de votos

Presidente da República eleito reforçou a votação em Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã, os três concelhos que adiaram as eleições uma semana devido ao mau tempo, segundo os resultados provisórios.

Tomásia Sousa com Lusa | 20:53 - 15/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2940058/democracia-esteve-viva-seguro-agradece-a-eleitores-das-zonas-afetadas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes