Deixe a tampa da sanita fechada! Eis o que pode acontecer se não o fizer
- 12/11/2025
Puxou o autoclismo com a tampa da sanita aberta? Saiba que nesse momento existe uma nuvem invisível de germes a pairar no ar que está a respirar e que se pode estar a espalhar pelo ambiente.
Essas microgotículas podem ser projetadas a uma altura superior a um metro e meio de altura, refere a CWS Higiene, e dizem que pode chegar a atingir superfícies comuns e onde todos tocam, como maçanetas de portas e corrimãos.
Além da propagação de bactérias, existem outros perigos associados à abertura da tampa da sanita, nomeadamente a possibilidade de evaporação da água da sanita e, consequentemente aumentar os níveis de humidade e germes.
A médica Megan Doser conta ao Southern Living que "manter a tampa aberta é exatamente o mesmo que colocar recipientes com água espalhados pela casa para aumentar a humidade".
Leia Também: Lava assim a vassoura? Se não o faz está a sujar tudo ao invés de limpar
A par disso, a especialista aponta que "quando mantém a tampa fechada entre descargas, a água simplesmente evapora mais lentamente e os minerais têm menos probabilidade de secar e ficar completamente agarrados à porcelana da sanita. O que significa, portanto que terá uma sanita significativamente mais limpa e que vai exigir menos limpezas profundas com frequência".
Como percebeu, a higiene geral da casa de banho pode depender substancialmente da sanita, como tal é necessário ter em conta esta dica. Ainda assim, para reforçar a higiene, pode adotar outras medidas eficientes.
Limpar a casa de banho regularmente: Deve limpar a casa de banho com frequência, preferencialmente, uma vez por semana.
Aumente a ventilação: Se tem janelas deixe-as abertas com frequência. O especialista Steven Goldberg sublinha que a ventilação da casa de banho "incluindo exaustores e o uso de janelas, é fundamental para reduzir os micróbios no ar (às vezes em até 80%), especialmente após a descarga sanitária".
Use detergentes próprios para a sanita: É recomendável usar estes produtos em segurança. Para efetuar a limpeza lembre-se de diluir ligeiramente a solução.
Limpe diariamente algumas superfícies: Algumas superfícies são tocadas com mais frequência, nomeadamente o botão do autoclismo, torneira e interruptores. Essas superfícies merecem uma atenção redobrada.
Leia Também: Este hábito na casa de banho pode aumentar risco de cancro













