Decoração. 9 tendências antigas que estão na moda outra vez
- 14/01/2026
Se é fã de decoração vintage, então este artigo vai interessar-lhe. O website de Martha Stewart destaca 9 tendências que voltaram a estar na moda segundo especialista. Veja quais são.
1. Espelhos com molduras douradas
A determinada altura, os espelhos com molduras douradas mais dramáticas eram considerados um exagero. No entanto, esta mentalidade mudou.
"Os exemplares mais procurados hoje em dia são aqueles com molduras de madeira esculpidas à mão e folheadas a ouro verdadeiro", afirma Nicolas Martin, fundador da Flea Market Insiders e da Fleamapket.
"Possuem uma profundidade e delicadeza que as reproduções modernas simplesmente não conseguem replicar", considera.
2. Padrões florais
Se os padrões florais em sofás, por exemplo, eram associados à casa dos avós, eis que esta tendência está prestes a mudar.
Com o aumento do interesse pelo cottagecore (campo à antiga) e da estética millenial, os padrões florais passaram a ser um dos preferidos.
3. Plantas artificiais
Anteriormente, as plantas artificiais eram facilmente reconhecíveis dado o seu material pouco natural e as reproduções pouco fiéis às naturais.
No entanto, o cenário mudou e as plantas artificiais parecem mais realistas do que nunca, sendo uma opção viável para quem não tem tempo para cuidar delas.
4. Verga e vime
Objetos de verga e vime são facilmente encontrados hoje nas lojas de decoração, contudo, nem sempre foi assim.
"Originalmente, eram considerados móveis da varanda da avó, porque eram pintados de branco e decorados com vários tecidos", afirma Bene Raia, especialista em leilões.
5. Pratos e recipientes da Pyrex
Quando a Tupperware surgiu no mercado muitas pessoas optaram por descartar os recipientes Pyrex sem imaginar que estes se tornariam objetos de coleção.
"As cores e os designs das peças Pyrex agora são catalogados e listados por colecionadores e certos modelos raros estão a ser vendidos por milhares de dólares em lojas e leilões", notou Raya.
6. Capas para o sofá
Antigamente eram colocadas capas no sofá de maneira a protegê-los e a aumentar a sua durabilidade. Agora, com as ferramentas de produção mais modernas, os designers reinventaram esta tendência, oferecendo capas personalizadas.
7. Peças em latão
Nas décadas de 1980/1990, o latão conheceu o seu auge. As pessoas passaram a preferir então as peças cromadas, que combinavam mais com o minimalismo.
Mas a tendência está a mudar novamente. "O que trouxe o latão de volta não foi apenas a nostalgia — foram os designers que o reintroduziram numa ambiente totalmente diferente: tons mais suaves, novas formas modernas, metais misturados e, principalmente, nas casas de banho mais escuras e aconchegantes", afirmou Martin.
8. Papel de parede
Na década de 1990 e início dos anos 2000, o papel de parede era a primeira coisa a ser retirada de uma casa em remodelação. No entanto, uma vez que o maximalismo está de volta, o papel voltou a ser um item procurado, mas em versões mais modernas.
9. Móveis de bambu
Tal como a verga e o vime, o bambu é outro material que está a despertar interesse.
"À medida que os interiores passaram a priorizar materiais naturais e espaços mais descontraídos e com camadas, as pessoas começaram a redescobrir a beleza das peças de bambu", afirmou Martin.














