Declarado estado de emergência em Donetsk após ataques ucranianos
- 18/11/2025
"Como resultado de um ataque maciço de drones às centrais térmicas de Zuyevskaya e Starobeshevo (...) que resultou na destruição de instalações de produção de energia, é declarado o estado de emergência", afirmou o decreto, citado pela agência de notícias russa TASS.
Anteriormente, as autoridades da região sob tutela de Moscovo também comunicaram cortes de água devido aos ataques de Kiev.
Na segunda-feira, ataques com drones ucranianos deixaram cerca de 500.000 habitantes na região de Donetsk sem eletricidade, informou o governador, Denis Pushilin.
O responsável acrescentou que, enquanto as forças ucranianas atacam as estruturas energéticas de Donetsk, as forças russas aumentam a sua zona de controlo na linha da frente, incluindo nas proximidades do reduto estratégico de Pokrovsk.
No mesmo dia, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) informou que três reatores de duas centrais nucleares ucranianas estão a operar com capacidade reduzida há dez dias, após um ataque atribuído à Rússia.
O principal alvo dos ataques em território inimigo, segundo as autoridades ucranianas, são as infraestruturas energéticas, contra as quais, nas últimas semanas, Kiev tem utilizado não só aviões não tripulados, mas também mísseis de fabrico próprio.
Estes ataques que visam este tipo de estruturas tem sido recorrente por ambos os lados do conflito, num momento em que se aproxima o inverno que costuma ser rigoroso nesta zona do globo.
Leia Também: Ucrânia pede à Rússia 43 mil milhões de compensação climática













