Debatidas em Miami segurança para Kyiv e recuperação económica

  • 21/12/2025

Representantes dos Estados Unidos e da Ucrânia discutiram em Miami as garantias de segurança para Kyiv no âmbito de um plano de paz com a Rússia liderado por Washington, bem como a recuperação económica do país pós conflito.

 

O foco das reuniões foi definir prazos e a sequência dos próximos passos nas negociações.

O enviado especial dos Estados Unidos (EUA), Steve Witkoff, resumiu hoje, na rede social X, as reuniões "produtivas e construtivas" realizadas nos últimos três dias com os seus homólogos ucranianos, que contaram com a presença de aliados europeus, "para coordenar uma abordagem estratégica comum entre a Ucrânia, os Estados Unidos e a Europa".

"Foi também realizada uma reunião separada e construtiva em formato Estados Unidos-Ucrânia, durante a qual foram abordados quatro documentos-chave: o desenvolvimento adicional de um plano de 20 pontos, o alinhamento de posições sobre um quadro de garantias de segurança dos EUA para a Ucrânia e o desenvolvimento futuro de um plano económico e de prosperidade", acrescentou.

Segundo o enviado do Presidente Donald Trump, as conversações "deram especial atenção à discussão dos prazos e da sequência dos próximos passos".

Steve Witkoff e o genro de Donald Trump, Jared Kushner, reuniram-se no fim de semana em Miami com o Secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, e com o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Andriy Gnatov.

Em paralelo, os representantes de Washington realizaram conversações separadas com o enviado do Kremlin, Kirill Dmitriev, que afirmou no sábado que o diálogo com os EUA estava a prosseguir "construtivamente" e iria continuar até hoje.

Na sua mensagem no X, Steve Witkoff enfatizou que a Ucrânia continua empenhada em alcançar uma "paz justa e sustentável" e que "a prioridade comum é travar a violência, garantir a segurança e criar as condições para a recuperação, estabilidade e prosperidade a longo prazo da Ucrânia".

"A paz não deve ser apenas a cessação das hostilidades, mas também uma base sólida para um futuro estável", insistiu o enviado dos EUA, que não mencionou na sua declaração os encontros com Kirill Dmitriev.

Hoje, em Moscovo, o conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov disse que o Kremlin espera receber na segunda-feira um relatório de Kirill Dmitriev, que está em Miami.

"Espero que regresse na segunda-feira e informe, antes de mais, o Presidente [Vladimir Putin] dos resultados das suas negociações", disse Yuri Ushakov, citado pelas agências de notícias locais.

Depois disso, a Rússia definirá a postura que manterá a seguir, "principalmente nos seus contactos com os americanos", acrescentou.

Leia Também: Witkoff reúne-se com Zelensky e europeus em Berlim este fim de semana

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2908150/debatidas-em-miami-seguranca-para-kyiv-e-recuperacao-economica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes