De ressaca do réveillon? Premier League e NBA são 'remédio santo'
- 01/01/2026
'Adeus', 2025, 'olá', 2026. O novo ano está, finalmente, aí, com um dia 1 de janeiro que, por norma, torna-se difícil de descrever, ora porque, possivelmente, houve um ou outro abuso no réveillon, ora porque, simplesmente, não tem planos para o que fazer para se entreter, durante o feriado.
Se é um amante do desporto, temos boas notícias para si. Especialmente, se a sua 'praia' for o futebol, uma vez que, tal como manda a tradição (e apesar de um Boxing Day bem mais fraco do que é habitual), há muitos e bons jogos para ver, em Inglaterra. No entanto, se andar à 'pesca' de alternativas, não desespere, porque, apesar das festividades, não faltam 'aperitivos', do outro lado do Oceano Atlântico.
A NBA (o principal escalão do basquetebol, nos Estados Unidos da América) está 'em brasa', como sempre, e, se estiver para noitadas, até Neemias Queta poderá ver em ação, nos Boston Celtics. O mesmo se aplica à NHL (a divisão máxima do hóquei no gelo norte-americano), onde não faltará partidas de elevado gabarito.
Seja como for, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe o 'menu' para aquele que é o primeiro dia do ano, para que saiba, ao certo, aquilo com que poderá contar.
João Palhinha, Bernardo Silva e Marco Silva em ação
O primeiro dia de 2026 será uma quinta-feira como todas as outras, na Premier League, com, nada mais, nada menos, do que quatro jogos, com vários portugueses em ação. A bola começará a rolar às 17h30 (hora de Portugal Continental), com os duelos entre Crystal Palace e Fulham (de Marco Silva), e entre Liverpool e Leeds United.
Mais tarde, às 20h00, o Brentford (de Fábio Carvalho) irá receber o Tottenham (de João Palhinha), ao passo que a 'armada lusa' do Manchester City (composta por Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva) irá deslocar-se até ao Stadium of Light, para medir forças com o Sunderland. Todos estes jogos, diga-se, serão transmitidos na DAZN.
Já no Championship, a 'loucura' será total, com... 12 partidas , o primeiro dos quais às 12h30, entre Blackburn e Wrexham (na Sport TV). Já às 15h00, jogar-se-ão o Southampton-Millwall (na Sport TV), o Bristol City-Portsmouth, o Charlton-Coventry, o Derby-Middlesbrough, o Hull-Stoke, o Ipswich-Oxford United, o Preston-Sheffield Wednesday, o Queens' Park Rangers-Norwich, o Swansea-West Bromwich Albion e o Watford-Birmingham.
O último embate está agendado para as 17h30, em Bramall Lane, e irá colocar, frente a frente, Sheffield United e Leicester City, duas equipas que, até há bem pouco tempo, 'davam cartas', na Premier League. Também neste caso, com transmissão televisiva na Sport TV.
Neemias Queta anima a madrugada
Na NBA, a ação começa a desenrolar-se às 23h00, com o encontro entre Brooklyn Nets e Houston Rockets. Mais tarde, à meia-noite, jogar-se-á o Detroit Pistons-Miami Heat, que se seguirá do Dallas Mavericks-Philadelphia 76ers (às 01h30), do Sacramento Kings-Boston Celtics (às 03h00) e do Los Angeles Clippers-Utah Jazz (às 03h30).
De todos estes, apenas o Detroit Pistons-Miami Heat será transmitido pela Sport TV, ao passo que, se pretender aos restantes jogos (inclusive, o Sacramento Kings-Boston Celtics, onde Neemias Queta irá reencontrar a equipa que o 'catapultou' para os maiores palcos do basquetebol norte-americano), terá de adquirir o NBA Global League Pass.
NHL também não para
Para os aficionados do hóquei no gelo, também não faltarão jogos. O primeiro terá lugar às 18h00, e será entre Ottawa Senators e Washington Capitals, que se seguirá do New York Islanders-Utah Mammoth (às 20h00, com transmissão televisiva na Sport TV). Já os restantes, realizar-se-ão madrugada dentro.
Serão eles o Carolina Hurricanes-Montreal Canadiens, o Los Angeles Kings-Tampa Bay Lightning, o Pittsburgh Penguins-Detroit Red Wings, o Toronto Maple Leafs-Winnipeg Jets (todos à meia-noite), o Chicago Blackhawks-Dallas Stars (às 01h30) e o Seattle Kraven-Nashville Predatores, exclusivamente, na NHL.tv.
Leia Também: Neemias Queta foi 'pau para toda a obra' no triunfo dos Boston Celtics













