De pilar à queda a pique. Eustáquio com futuro em discussão no FC Porto
- 26/12/2025
A perda de estatuto por parte de Stephen Eustáquio na presente temporada desportiva é um dado adquirido. Outrora um dos titulares indiscutÃveis no plantel do FC Porto, o médio que é internacional pelo Canadá viu a sua utilização cair a pique em 2025/26.
A cumprir a quinta temporada de azul e branco, o médio de 28 anos atravessa a fase mais difÃcil desde que chegou ao FC Porto, em termos de utilização. Após 11 jogos na temporada inaugural no Dragão, na altura ainda por empréstimo do Paços de Ferreira, o camisola 6 portista terminou as épocas seguintes sempre com mais de 40 jogos nas pernas.
As contratações de Victor Froholdt, Pablo Rosario e de Gabri Veiga no verão deste ano acabaram por lhe retirar o espaço que vinha tendo nos anos anteriores. Por esta altura, Stephen Eustáquio conta apenas com 14 jogos realizados.
Há menos de um mês, atingiu o jogo 150 de dragão ao peito, na vitória em casa diante do Nice. De lá para cá, foi titular no duelo da Taça da Liga diante do Vitória SC e somou poucos minutos frente a Estoril, Malmo e Alverca.
O braço-armado de Farioli no banco de suplentes
Apesar do menor tempo de utilização, e quando estamos a escassos meses do Mundial2026, que decorrerá entre Canadá, Estados Unidos da América e México, o internacional pelo Canadá tem vindo a assumir um papel importante no balneário e no banco, sobretudo por ser um dos mais antigos no plantel às ordens de Francesco Farioli.
"O Eustáquio foi como meu adjunto, a falar e a apoiar ... É difÃcil descrever a minha gratidão por ter estes jogadores, também pelos que jogam um pouco menos, pela forma como se comportam e ajudam a equipa a crescer e a ficar melhor todos os dias", vincou o treinador italiano Farioli, após o desafio diante do Braga.
Em setembro passado, o próprio Eustáquio admitiu que esperava jogar menos vezes esta temporada, fruto dos reforços contratados pelo FC Porto. "O mercado de verão do FC Porto foi muito forte, o que fez com que eu baixasse as minhas expectativas pessoais e aumentasse as coletivas. É um pouco difÃcil, não quer dizer que esteja desmotivado - pelo contrário, estou bastante motivado", ressalvou então o médio canadiano.
SaÃda esteve em vista no verão... e contrato termina em 2027
Numa altura em que o mercado de transferências está perto de reabrir, é tempo de referir que Stephen Eustáquio podia mesmo ter deixado no Dragão no verão deste ano. Na altura, os turcos do Trabzonspor ponderaram avançar com uma oferta. No entanto, as elevadas exigências do FC Porto mantiveram o jogador na cidade Invicta.
Esta temporada, Stephen Eustáquio soma apenas 573 minutos de dragão ao peito. O médio luta para ter mais minutos sob a orientação de Francesco Farioli, até porque é ano de Mundial. O estatuto de titular indiscutÃvel que tem na seleção do Canadá, um dos organizadores do torneio, não permitirá que a presença esteja em risco. No entanto, não deverá estar de parte uma saÃda já em janeiro para ter maior tempo de utilização.
O FC Porto, de certa forma, também deverá ver com agrado a saÃda de um jogador que tem contrato válido até junho de 2027 e cujo processo de renovação contratual ainda não teve inÃcio. Até 31 de janeiro poderão existir novidades em relação ao jogador de 28 anos.














