De 'loucos'. FC Porto pode defrontar Sporting e Benfica no espaço de dias
- 16/01/2026
O FC Porto ficou, esta quinta-feira, a saber que irá medir forças com o vencedor do embate entre Sporting e AVS, nas meias finais da Taça de Portugal, isto, depois de ter deixado para trás o Benfica, nos 'quartos', graças a um golo 'solitário' de Jan Bednarek, que lhe valeu um triunfo, por 1-0, no Estádio do Dragão.
Significa isto que os homens de Francesco Farioli vai ter um arranque de março, verdadeiramente, de 'loucos', uma vez que o embate da primeira mão está agendado para entre 3 e 5 de março, antecedendo... a deslocação ao Estádio da Luz, onde irá reencontrar os encarnados, desta feita, naquele que é o jogo mais aguardado de toda a 25.ª jornada da I Liga, no fim de semana de 7 e 8 do mesmo mês.
Mas há mais. Se os azuis e brancos vierem a confirmar o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa (neste momento, com duas rondas por disputar, são oitavos classificados, com os mesmos 13 pontos do Sporting de Braga), acrescentarão o duelo da primeira mão ao calendário, a 12 de março.
Seguir-se-ão duas partidas do campeonato nacional, com Moreirense (no fim de semana de 14 e 15 de março, no Estádio do Dragão) e Sporting de Braga (no fim de semana de 21 e 22 de março, no Estádio Municipal de Braga), com a (potencial) segunda mão da eliminatória continental, a 19 de março.
Terminado este ciclo 'infernal', o FC Porto terá, finalmente, algum tempo para respirar, uma vez que haverá lugar a uma pausa para compromissos internacionais, para a qual Portugal já tem, inclusive, marcados jogos de cariz particular, com México (a 29 de março) e Estados Unidos da América (a 31 do mesmo mês).
As contas do FC Porto na I Liga e na Liga Europa
Este cenário deve-se, única e exclusivamente, à temporada 'de gala' que o FC Porto tem vindo a assinar, até ao momento. Começando pela I Liga, deu a primeira volta por terminada na liderança, com 49 pontos conquistados em 21 possíveis, mais sete do que o segundo classificado, o Sporting, e mais dez do que o terceiro, o Benfica.
No próximo domingo, pelas 20h30 (hora de Portugal Continental), terá pela frente mais um 'teste de fogo', visto que irá deslocar-se ao Estádio D. Afonso Henriques, para medir forças com o recém-sagrado campeão de inverno, o Vitória SC... que o eliminou, precisamente dos quartos de final da Taça da Liga, há menos de mês e meio, por 1-3.
Já na Liga Europa, o cenário é favorável, mas a formação comandada por Francesco Farioli não pode dar-se ao luxo de 'tirar o pé do acelerador', uma vez que, se quiser confirmar o apuramento direto para os oitavos de final, terá de 'sobreviver' aos dois encontros que ainda lhe resta disputar, na fase de liga.
Os dragões vão visitar a Doosan Arena, na República Chega, na próxima quinta-feira, às 17h45, para defrontar o Viktoria Plzen. Precisamente uma semana depois, irão receber o Rangers, às 20h00, na derradeira jornada, sabendo de antemão que dependem apenas de si próprios para seguirem em frente.
Leia Também: 'Final antecipada' e estreante no Jamor. O sorteio das 'meias' da Taça













