De Geny a Ioannidis. Todas as 'dores de cabeça' do Sporting ante Benfica
- 01/12/2025
O Sporting vai mesmo chegar ao sempre 'escaldante' dérbi lisboeta à frente do Benfica, visto que o categórico triunfo conquistado na receção ao Estrela da Amadora, por 4-0, lhe permitiu isolar-se, uma vez mais, na segunda posição da I Liga, com uma vantagem de três pontos sobre o eterno rival (e uma desvantagem igual para o líder, o FC Porto).
Luis Suárez (bis), Eduardo Quaresma e Iván Fresneda marcaram os golos dos bicampeões nacionais em título, no Estádio José Alvalade, mas a verdade é que nem tudo foi um 'mar de rosas'. Começando, desde logo, pelo próprio Iván Fresneda, que ficou bastante queixoso, na sequência de um lance dividido com Lopes Cabral, à passagem dos 60 minutos.
O internacional sub-21 espanhol apontou, de imediato, para o tornozelo direito (o mesmo no qual sofreu uma entorse, há menos de um mês, acabando por impossibilitá-lo de participar no empate a uma bola com a Juventus), pelo que, apenas dez minutos depois, Rui Borges optou por substituí-lo, por Georgios Vagiannidis.
Antes disso, aos 53 minutos, já Geny Catamo (que foi a jogo com uma fita junto ao joelho direito) tinha feito 'soar os alarmes', quando caiu no relvado e pediu, de imediato, a substituição. Também aqui, o treinador da formação verde e branca não hesitou, e retirou-o para lançar o recém-recuperado Pedro Gonçalves.
Mas não há duas sem três, e, aos 74 minutos, deu-se um novo momento de apreensão, quando Gonçalo Inácio teve de ser assistido, durante largos minutos, após um lance dividido com Abraham Marcus. O defesa-central chegou a abandonar o relvado, mas regressou, pouco tempo depois, mantendo-se até ao final.
Ainda assim, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, Rui Borges fez questão de serenar os ânimos a propósito do internacional português, garantindo que este se encontra "bem" e que tudo não terá passado de "um susto", pelo que não estará em causa a participação na comitiva que seguirá rumo ao Estádio da Luz.
Fotis Ioannidis 'corre contra o tempo'
O Benfica-Sporting está agendado já para as 20h15 (hora de Portugal Continental) da próxima terça-feira, mas a verdade é que continua por perceber se Fotis Ioannidis estará apto, uma vez que continua a recuperar da lesão no ligamento colateral interno do joelho direito, contraída a 8 de novembro, na vitória sobre o Santa Clara, por 1-2.
"Não sei dizer. Acredito que será muito difícil de acontecer já no próximo jogo", limitou-se a afirmar Rui Borges, perante os jornalistas. Para já, a única certeza é que os também lesionados Zeno Debast, Nuno Santos e Daniel Bragança irão mesmo permanecer de fora da lista de convocados dos leões, para a visita aos encarnados.
O internacional belga continua a recuperar de uma lesão muscular na perna esquerda, e só deverá receber 'luz verde' para voltar aos relvados em 2026. Quanto à dupla portuguesa, está na reta final dos graves problemas físicos contraídos ainda durante a passada temporada, mas são 'cartas fora do baralho' para a deslocação ao Estádio da Luz.
Leia Também: Sporting faz um bom ensaio para o Benfica e apanha FC Porto na liderança













