De destaque na Premier League à depressão. O que é feito de Vaz Tê?

  • 17/01/2026

Ricardo Jorge Vaz Tê guarda, aos 39 anos de idade, o estatuto de ter sido um dos primeiros portugueses a ter despontado na Premier League. Nascido em Lisboa a 1 de outubro de 1989, o ex-jogador passou a infância na Guiné Bissau, até regressar a Portugal com 11 anos.

 

De regresso a solo português, Ricardo Vaz Tê entrou para os escalões de formação do Real SC, de Massamá, onde chegou a ser companheiro de equipa de Nani. Os dois separaram-se, com Nani a seguir para o Sporting e Vaz Tê a rumar ao Farense. Foi no Algarve que chamou a atenção de clubes ingleses, assinando pelo Bolton Wanderers em 2003, ainda com contrato de formação.

Apesar de tenra idade, o então jovem destacou-se nos juniores da formação britânica e rapidamente acabou promovido à equipa principal do Bolton. Fez a estreia pelo novo clube no jogo da Taça de Inglaterra em janeiro de 2004, tendo tido a oportunidade de jogar na Premier League em março desse mesmo ano.

Notícias ao Minuto Ricardo Vaz Tê esteve sete temporadas ligado ao Bolton© Getty Images  

Com o passar dos anos, o avançado foi ganhando o seu espaço nos trotters. No entanto, a partir da sua quarta época no clube inglês, o internacional jovem por Portugal debateu-se com graves lesões nos joelhos, num cenário que marcou o que se seguiu na sua carreira. O dianteiro chegou, inclusive, a jogar contra Vitória SC e Sporting na Liga Europa, antes de começar a ver o seu espaço do Bolton ficar cada vez mais curto.

Em março de 2007, Vaz Tê foi emprestado ao Hull por um mês, onde fez seis jogos, antes de regressar ao Bolton. O início da época 2007/08 não foi fácil para o avançado, que se lesionou com gravidade no joelho. Fez apenas dois jogos na Liga Europa, um deles contra o Sporting. Em 2008/09, o jogador voltou a fazer apenas dois jogos, numa temporada em que esteve envolvido numa polémica com o treinador Gary Megson que o colocou a jogar na equipa B, que coincidiu com uma depressão que o próprio já assumiu publicamente. Seguiu-se um 2009/10 sem jogos pelos trotters e uma dispensa em maio de 2010. Despediu-se do Bolton com 78 jogos, sete golos marcados e quatro assistências,

O passo seguinte levou-o à Grécia. Vaz Tê assinou pelo Panionios em junho de 2010. Porém, e apenas oito jogos depois, o português estava de saída dos gregos. O Panionios enfrentava problemas financeiros e Vaz Tê ficou quatro meses sem receber qualquer salário. Algumas semanas depois, assinou contrato com os escoceses do Hibernian. Não recebeu um tostão nesse período, mas a boa prestação abriu-lhe, de novo, as portas do futebol inglês.

Notícias ao Minuto Ricardo Vaz Tê fez dez jogos pelo Hibernian© Getty Images  

Em agosto de 2011, e após se ter destacado num jogo particular, o luso guineense assinou um contrato com o Barnsley até final da época 2011/12. Os últimos percalços na carreira pareciam ultrapassados e Vaz Tê mudou de clube no Championship, o segundo escalão do futebol inglês, em janeiro de 2012. Assinou pelo West Ham e por lá ficou cinco temporadas.

O ingresso nos hammers foi recheado de sucesso para o avançado português. Depois de 12 golos na primeira metade de época no Barnsley, o dianteiro repetiu os mesmos números nos londrinos, ajudando o West Ham a ser promovido à Premier League em 2012 e com um golo decisivo na final do playoff diante do Blackpool.

Notícias ao Minuto Vaz Tê festeja o golo da vitória contra o Blackpool© Getty Images  

Seguiu-se uma caminhada positiva nos hammers e que terminou no final da época 2014/15. Foram 61 jogos e 19 golos pelo West Ham, a maioria dos quais na alta roda do futebol inglês. Seguiu-se um salto de quatro meses aos turcos do Akhisar, onde fez 14 jogos, antes do regresso a Inglaterra pela porta do Charlton em 2015/16. Fez 12 partidas nesta última ida ao futebol inglês, regressando ao Akhisar em fevereiro de 2016.

25 golos em 40 jogos no emblema turco chamaram a atenção e Ricardo Vaz Tê mudou-se para a China em julho de 2017. 26 jogos e 16 golos depois, o dianteiro decidiu trocar de clube em solo chinês e comprometeu-se com o Qingdao Huanghai em 2019, clube ao serviço do qual conquistou a segunda liga chinesa, o seu único troféu ao longo da vasta carreira. Mas o sonho de jogar futebol profissional em Portugal chegou mais alto.

Depois de largos anos no estrangeiro, Ricardo Vaz Tê ingressou no Portimonense em 2019. Foram dois anos nos algarvios, período onde se pode estrear na I Liga. 22 jogos e dois golos depois, o avançado terminou contrato e despediu-se do mundo do futebol.

Notícias ao Minuto Ricardo Vaz Tê foi internacional jovem por Portugal em 33 ocasiões© Getty Images  

Finda a passagem pelo desporto-rei, Ricardo Vaz Tê não ficou longe das quatro linhas. Foi adjunto do Real SC nas épocas 2022/2023 e 2023/24, tendo nos últimos dias chegado a um acordo para integrar a equipa técnica de Custódio Castro no Alverca.

Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento.

Vinha para ser titular e Coentrão 'engoliu-o'. O que é feito de Shaffer?

Vinha para ser titular e Coentrão 'engoliu-o'. O que é feito de Shaffer?

José Shaffer, antigo defesa argentino, é o protagonista da 65.ª edição da rubrica 'O que é feito de...?' do Desporto ao Minuto, que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico 'caídas' no esquecimento.

Rodrigo Querido | 08:00 - 20/12/2025

Leia Também: Do pulo no Sporting à rede europeia no Sevilla. O que é feito de Carriço?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2919403/de-destaque-na-premier-league-a-depressao-o-que-e-feito-de-vaz-te#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes