Das isenções do IUC às mudanças para trabalhadores: Os temas da semana
- 22/11/2025
- IUC muda em 2026, mas há condutores que não têm de pagar. Eis as isenções
O Imposto Único de Circulação (IUC) vai mudar em 2026, desde logo por causa do calendário, já que o imposto terá uma data única para o pagamento. Porém, há isenções previstas na lei e, por isso, há condutores que não têm de liquidar o IUC à Autoridade Tributária (AT).
De acordo com o Automóvel Club de Portugal (ACP), pode consultar aqui todas as isenções previstas no Código do IUC.
O Governo decidiu antecipar o pagamento das pensões de dezembro, com o respetivo subsídio de Natal, de acordo com uma publicação partilhada pelo Executivo nas redes sociais e à semelhança do que aconteceu no ano passado. Assim, os pensionistas da Segurança Social vão receber os valores em causa no dia 5 de dezembro.
Normalmente, recorde-se, o pagamento das pensões acontece no dia 8 de cada mês. O Executivo justifica a antecipação com o facto de este dia coincidir com o feriado:
"As pensões de dezembro e o subsídio de Natal vão ser pagos mais cedo: na sexta-feira, 5 de dezembro. A antecipação deve-se ao facto de 8 de dezembro, dia habitual de pagamento, coincidir com o feriado", pode ler-se na publicação partilhada pelo Ministério do Trabalho e pela Segurança Social.
Significa isto que o pagamento é "realizado antes do fim de semana prolongado", destaca o Executivo.
O Suplemento Especial de Pensão (SEP) é uma "prestação pecuniária a cargo do Estado, que se destina a compensar os antigos combatentes, titulares de pensão de invalidez, velhice, aposentação e reforma, do tempo de serviço militar prestado em condições especiais de dificuldade ou perigo", de acordo com a Segurança Social.
"O valor do suplemento é atribuído em função do tempo de serviço militar bonificado (que tenha sido prestado em condições de dificuldade ou perigo), sendo pago anualmente no mês de outubro", é ainda explicado.
O ano está a terminar e a Mercadona já está a preparar as inaugurações de 2026. A cadeia de supermercados espanhola anunciou, esta quinta-feira, que iniciou o processo de recrutamento para o supermercado que vai abrir em Vila Real, tal como já anunciou para Beja.
"A Mercadona, empresa de supermercados, que conta já com 68 lojas em Portugal, vai abrir em Vila Real, no próximo ano, um novo supermercado. Esta nova loja irá gerar 70 novos postos de trabalho", pode ler-se num comunicado divulgado pela empresa.
- Banco de horas e compra de férias: O que vai mudar para os trabalhadores?
O Governo propôs uma revisão à legislação laboral, que vai ter impacto na vida dos trabalhadores quando entrar em vigor. Em relação ao banco de horas, à compra de dias de férias e aos contratos de trabalho, o que vai mudar? Saiba tudo aqui.
Leia Também: Reunião entre UGT e Montenegro por causa da greve? "Um encontro natural"













