Das escolas aos hospitais, até onde vai chegar a greve geral de dia 11?

  • 26/11/2025

A CGTP e a UGT decidiram convocar uma greve geral para 11 de dezembro, em resposta ao anteprojeto de lei da reforma da legislação laboral, apresentado pelo Governo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que há "sinais de diálogo", mas a verdade é que muitos setores já se mostraram favoráveis à paralisação

 

Ponto da situação: Quem diz 'sim' à greve geral de 11 de dezembro?

  • Médicos

Os cerca de participantes no 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) aprovaram por unanimidade uma moção de adesão à greve geral de 11 de dezembro, convocada contra o pacote laboral do Governo. 

  • Enfermeiros

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

  • Tripulantes de cabine

Os tripulantes de cabine representados pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aprovaram, em assembleia-geral de emergência, a adesão à greve geral de 11 de dezembro.

  • Fenprof 

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou que vai aderir à greve geral de 11 de dezembro, manifestando-se contra a ameaça de "retrocesso civilizacional" no âmbito da reforma da lei laboral.

  • Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai aderir à greve geral e apela à adesão da classe profissional, por considerar que a reforma da lei laboral é um "retrocesso civilizacional".

  • Federação de sindicatos da construção, cerâmica e vidro

A Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) anunciou que se junta à greve geral de dia 11 de dezembro para rejeitar o pacote laboral, defender o emprego com direitos e a contratação coletiva.

  • Comércio, Escritórios e Serviços

Os trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços irão aderir à greve geral convocada para o dia 11 de dezembro, em rejeição do pacote laboral, de acordo com um comunicado divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP).

  • Banca 

O SBC - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias manifestou total apoio à greve geral, reiterando as preocupações já publicamente expressas sobre o anteprojeto de lei laboral do Governo.

  • Município de Lisboa

O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) anunciou a sua adesão à greve geral de 11 de dezembro, sublinhando que o pacote laboral defendido pelo Governo representa "um gravíssimo retrocesso nos seus direitos".

  • Autoeuropa 

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa anunciou que vai aderir à greve geral de 11 de dezembro contra o pacote laboral proposto pelo Governo, que considera ser "um ataque aos direitos dos trabalhadores".

  • Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles

A Fesete - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal vai aderir à greve geral de 11 de dezembro.

  • Trabalhadores da Administração Local

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) anunciou também a adesão à greve geral agendada para 11 de dezembro, contra o novo pacote laboral proposto pelo Governo.

  • Federação Nacional da Educação

A Federação Nacional da Educação (FNE) anunciou que vai também juntar-se à greve geral de 11 de dezembro, deixando críticas à forma como o Governo está a conduzir o processo de reforma da lei laboral.

  • Caixa Geral de Depósitos

Também o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (Stec) anunciou a adesão à greve geral de 11 de dezembro, considerando que o anteprojeto de reforma laboral do Governo poderá "penalizar gravemente" os funcionários da Caixa.

Leia Também: Tripulantes da aviação aprovam adesão à paralisação de 11 de dezembro 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2894284/das-escolas-aos-hospitais-ate-onde-vai-chegar-a-greve-geral-de-dia-11#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes