Daniel Chapo pede "menos burocracia" para acesso a fundos climáticos

  • 08/11/2025

"Apelámos durante o nosso discurso à flexibilização dos mecanismos de acesso. Portanto, que haja menos burocracia para a disponibilização desse recurso, principalmente para os países em vias de desenvolvimento como é o caso de Moçambique", disse Chapo, em balanço, no fim da visita de trabalho ao Brasil, onde participou da sessão plenária da cimeira de líderes que antecede a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), de 10 a 21 de novembro, também em Belém.

 

De acordo com o Presidente moçambicano, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, mobilizou, durante os dias em que decorreu a cimeira dos chefes de Estados, cerca de 5,5 mil milhões de dólares norte-americanos em financiamento climático para países vulneráveis e menos poluentes.

"O outro aspecto é o financiamento climático, que está ligado, portanto, à justiça climática, que achamos que é extremamente importante também haver, e o Presidente Lula trabalhou muito nisso, pelo menos até à altura em que terminou esta conferência, houve mobilização" dos líderes mundiais para esse valor, disse.

Chapo ressalvou que Moçambique é um dos dez países mais vulneráveis às mudanças climáticas ao nível do mundo, caracterizado ciclicamente por cheias, inundações, secas e ciclones.

"E isto resulta das mudanças climáticas. Mas Moçambique é um dos países que quase não polui nada. Daí que achamos que a justiça ambiental ou climática significa que os países ricos que poluem mais deviam, sem mais dúvidas, compensar financeiramente aqueles que estão a sofrer as consequências sem poluir, como o caso de Moçambique", referiu, sublinhando, contudo, que a presença do país na cimeira "foi bastante importante", por conta dos recursos mobilizados.

No geral, o chefe do Estado diz que a recomendação de Moçambique foi para a necessidade de se passar do discurso para a ação e, sobretudo, no aspecto de justiça climática e financiamento climático, um financiamento para o qual Moçambique já está a estruturar-se "muito bem", com a aprovação de vários instrumentos para poder ter acesso a estes recursos ao nível do mundo.

Leia Também: Moçambique quis estar presente no "momento especial" da posse na Tanzânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2885060/daniel-chapo-pede-menos-burocracia-para-acesso-a-fundos-climaticos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes