Dakar, Etapa 11: Ekström vence e portugueses no top 5. Líder perde tempo
- 15/01/2026
Vitória de Mattias Ekström na 11.ª etapa do Dakar 2026 em automóveis. Foram 347 km cronometrados, que João Ferreira e Filipe Palmeiro terminaram com o quarto tempo.
Ao serviço da Ford Racing, Ekström bateu Romain Dumas (RD Limited/Ford) por 1m22 segundos, sendo Carlos Sainz (Ford Racing) terceiro a 2m26 segundos num dia dominado pelos carros da marca americana.
A dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro levou o melhor dos outros carros ao quarto lugar, ao tripular um Toyota oficial. Na luta pelo título, Nani Roma (Ford Racing) foi 11.º e Nasser Al-Attiyah (Dacia) 17.º. O qatari mantém a liderança da geral, mas agora com a vantagem face ao espanhol a reduzir para 8m40 segundos. Ferreira e Palmeiro subiram a 18.º.
Howes ditou ritmo nas motas, com português no top 10
Nas motas, o mais veloz da etapa foi Skyler Howes. O americano da Honda superou o colega de equipa Adrien van Beveren por 21 segundos. Martim Ventura, também da Honda, fez o décimo tempo e falhou a vitória em etapa na categoria Rally 2 por apenas um segundo.
Luciano Benavides (KTM) ganhou tempo na liderança da geral, estando agora 23 segundos na frente de Ricky Brabec (Honda). Tosha Schareina (Honda) é terceiro já a mais de um quarto de hora. Martim Ventura, melhor luso, ascendeu a 12.º na geral absoluta e a terceiro de Rally 2.
Português mais perto de vencer nos camiões
Os Iveco da Team de Rooy dominaram a etapa nos camiões, com vitória de Ales Loprais ao bater por 2m31 segundos Vaidotas Zala, navegado por Paulo Fiúza. O duo luso-lituano, que conta com o mecânico Max van Grol a bordo, está no topo da classificação da categoria com 16m24 segundos de avanço face à tripulação de Ales Loprais - isto quando faltam dois dias para o fim do Dakar 2026.
Brock Heger (Loeb Fraymedia Motorsport RZR Factory Racing/Polaris) deu um passo importante para a vitória final nos SSV ao impor-se nesta etapa 11, batendo Jeremías Ferioli (Can-Am) por 51 segundos. O duo luso João Monteiro/Nuno Morais (Can-Am) fez o sexto tempo e segue em quinto de uma classificação geral liderada por Heger com mais de uma hora de avanço para Kyle Chaney (Can-Am).
Em Challenger, Nico Cavigliasso (Vertical Motorsport/Taurus) foi o mais veloz do dia apenas 29 segundos na frente de Paul Spierings (Rebellion/Taurus). A dupla portuguesa Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães (BBR Motorsport/Taurus) ficou em 16.º. Pau Navarro (Odyssey Academy by BBR/Taurus) comanda a categoria com um avanço superior a 25 minutos perante Yasir Seaidan (Nasser Racing Team/Taurus). Pedro Gonçalves e Hugo Magalhães estão em 11.º.
Penúltima etapa pode decidir amanhã
Esta sexta-feira, 16 de janeiro, terá a 12.ª e penúltima etapa do Dakar 2026. Propõe 310 km cronometrados e uma distância total de 718 km entre Al Henakiyah e Yanbu.
É um dia em que as contas poderão ficar praticamente fechadas, uma vez que a última tirada só terá 105 km competitivos - que dificilmente poderão criar diferenças de tempos, em circunstâncias normais.
[Notícia atualizada às 14h54]














