Dakar 2026: Al-Attiyah assume liderança num dia com top 5 português

  • 05/01/2026

Nasser Al-Attiyah é o novo líder do Dakar 2026 em automóveis. A segunda etapa realizou-se esta segunda-feira (5 de janeiro), com triunfo de Seth Quintero e um top cinco dos portugueses João Ferreira e Filipe Palmeiro. O percurso ligou Yanbu a AlUla, num total de 400 km cronometrados.

 

Aos comandos de um Toyota e com Andrew Short no posto de co-piloto, Seth Quintero completou o percurso competitivo com um ritmo dominador, batendo o colega de equipa Henk Lategan por 1m42 segundos. O vencedor do ano passado, Yazeed Al Rajhi (Overdrive Racing/Toyota) fez a terceira marca a 1m56 segundos.

Naquele que é o melhor resultado até agora, a dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro alcançou o quinto lugar da tirada. Ao serviço da Toyota, os lusos ficaram a 4m56 segundos dos mais veloz do dia.

Na geral, Nasser Al-Attiyah é o novo líder. O homem da Dacia foi oitavo na etapa, mas fez o suficiente para passar para o topo com apenas sete segundos de margem para Seth Quintero - que averba uma penalização de dois minutos.

Guillaume de Mevius (X-Raid Team/MINI), que ontem venceu a etapa 1, pagou o preço de ter de abrir caminho e caiu para o terceiro lugar na geral a 1m09s segundos do topo. João Ferreira e Filipe Palmeiro estão no sexto lugar a 2m01 segundos de Nasser Al-Attiyah, tendo subido oito posições.

Português no top 10 das motas

Nas motas, Daniel Sanders foi o mais veloz da tirada, que completou 1m35 segundos na frente do colega da KTM, Edgar Canet. Ricky Brabec (Honda) foi terceiro a 1m46 segundos. No top dez ficou o melhor dos portugueses, com o estreante Martim Ventura (Honda) a terminar em sexto como melhor Rally2. É um resultado histórico para o construtor, que nunca tinha vencido nessa categoria.

Sanders é agora o líder da classificação geral 30 segundos à frente de Edgar Canet. Ventura manteve o 11.º posto e comanda entre os pilotos Rally2.

Vitória portuguesa nos SSV

Nos Challenger, Lucas del Rio (BBR Motorsport) ditou o ritmo na tirada apesar de ser penalizado em 10 segundos, batendo Yasir Seaidan (Nasser Racing Team) por 2m40s segundos. Os lusos Pedro Gonçalves e Hugo Magalhães acabaram com o sétimo tempo a 13m44 segundos. David Zille (BBR Motorsport) está no topo da geral com 1m58 segundos de avanço para Seaidan. Há duas duplas lusas no top dez: Pedro Gonçalves e Hugo Magalhães em nono, logo na frente de Rui Carneiro e Fausto Mota (MMP).

Em SSV, Gonçalo Guerreiro foi o vencedor da etapa 2 do Dakar, ao bater o colega da Loeb Fraymedia Motorsport RZR Factory Racing, Florent Vayssade, por 1m02 segundos. Os igualmente portugueses Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira (Old Friends Rally Team) ficaram em sétimo. Xavier de Soultrait (Loeb Fraymedia Motorsport RZR Factory Racing) lidera a classificação com 1m47 segundos de margem para Gonçalo Guerreiro.

Quanto aos camiões, o triunfo na segunda etapa foi de Gert Huzink (Kuipers Jongbloed Hybrid), que mesmo penalizado em dez segundos conseguiu superar Vaidotas Zala (Team de Rooy) por 32 segundos. O lituano é navegado pelo português Paulo Fiúza e está em segundo da geral a 3m06 segundos do líder Mitchel van den Brink.

O Dakar 2026 é a prova inaugural do Mundial de Rally-Raid (W2RC). Amanhã (6 de janeiro), disputa-se a terceira etapa, com início e fim em AlUla, que sujeita os pilotos a 422 km cronometrados e a um total de 666 km de percurso. Antecede as duas etapas maratona dos dias seguintes.

[Notícia atualizada às 14h24]

Co-piloto volta ao Dakar um ano após amputar perna (e já ganhou etapa)

Co-piloto volta ao Dakar um ano após amputar perna (e já ganhou etapa)

Mathieu Baumel ganhou este domingo a primeira etapa do Dakar 2026 em carros, como co-piloto de Guillaume de Mevius num MINI da X-Raid. O francês volta à prova cerca de um ano depois de ter de amputar uma perna.

Bernardo Matias | 08:28 - 05/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2913912/dakar-2026-al-attiyah-assume-lideranca-num-dia-com-top-5-portugues#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes