Da 'guerra' interna à indemnização choruda. Tudo sobre demissão de Amorim

  • 05/01/2026

O Manchester United tornou, ao início da manhã desta segunda-feira, pública a decisão de avançar para a rescisão do contrato que mantinha com Ruben Amorim (que seria válido até junho de 2027, com mais um ano de opção), ao cabo de 63 partidas oficiais, ao cabo das quais somou 24 vitórias, 18 empates e 21 derrotas.

 

A decisão foi tomada menos de 24 horas depois da igualdade a uma bola, concedida em Elland Road, perante o Leeds United, e, sobretudo, da tão badalada conferência de imprensa, na qual o próprio atirou: "Eu sei que o meu nome não é Conte, Mourinho ou Tuchel, mas sou o manager do Manchester United e assim vou continuar a ser por mais 18 meses ou até quando a direção decidir mudar".

"Vou ser o manager desta equipa, não apenas o treinador principal. Fui muito claro. Isto vai acabar dentro de 18 meses e toda a gente vai seguir em frente. Esse foi o acordo e o meu trabalho não é ser só treinador. Se as pessoas não sabem lidar com Gary Neville ou qualquer outro crítico, temos de mudar o clube", acrescentou.

De acordo com informações veiculadas pelo jornal britânico The Sun, na base deste 'divórcio', terá estado, precisamente, as funções inerentes ao título que foi atribuído pelo próprio clube ao treinador português, isto é, dando-lhe uma palavra de poder sobre vários domínios, e não o remetendo apenas a questões técnico-táticas.

Aquando da chegada a Old Trafford, em novembro de 2024, proveniente do Sporting, a troco de uma verba na ordem dos 11 milhões de euros, Ruben Amorim terá recebido garantias de que teria direito a intervir diretamente na composição do plantel, algo que, pode ler-se, acabou por não se concretizar.

No passado mercado de transferências de verão, os red devils investiram qualquer coisa como 250 milhões de euros, nas aquisições de Benjamin Sesko (ao Leipzig), Bryan Mbeumo (ao Brentford), Matheus Cunha (ao Wolverhampton), Senne Lammens (ao Antuérpia) e Diego León (ao Cerro Porteño).

No entanto, as prioridades do ribatejano eram outras, o que terá levado a um distanciamento progressivo em relação ao diretor de futebol, Jason Wilcox, e ao diretor executivo, Omar Berrada, sobretudo, porque este tinha noção de que dinheiro não faltaria a ambos para 'atacarem' os nomes que tinha colocado em cima da mesa.

Este distanciamento manteve-se, já na presente janela de inverno. Ruben Amorim terá dado, por exemplo, 'luz verde' à aquisição de Antoine Semenyo, ao Bournemouth, a troco dos 60 milhões de libras (69,1 milhões de euros) que constam na cláusula de rescisão... antes de a estrutura o deixar escapar para o Manchester City.

O plano passava por integrar, o mais rapidamente, o internacional ganês no plantel que tem ao dispor, abrindo, desta maneira, caminho à saída de Joshua Zirkzee, cujas caraterísticas não o convencem. Ao invés, foi-lhe comunicado de que, possivelmente, não haveria lugar a reforços, em janeiro, o que foi a 'gota de água'.

A indemnização (milionária) à qual Ruben Amorim terá direito

O contrato que unia Ruben Amorim ao Manchester United não contemplava qualquer tipo de cláusula de rescisão, o que significa que, a não ser que ambas as partes alcancem um entendimento, os segundos não terão alternativa a não ser pagarem ao primeiro tudo aquilo a que teria direito, até junho de 2027.

A rádio britânica talkSPORT revela que, desde a chegada a Old Trafford, o treinador português auferiu qualquer coisa como 7,8 milhões de libras (nove milhões de euros) em vencimentos. Pela frente, teria outros 10,05 milhões de libras (11,6 milhões de euros) a receber, em forma de ordenados.

Significa isto que, caso se venha a confirmar a concretização de um divórcio 'litigioso', o clube pagará, no total, 20,6 milhões de euros ao ribatejano... mais os 11 milhões de euros que lhe custou 'resgatá-lo' ao Sporting, há pouco mais de um ano, fazendo, assim, a fatura 'disparar' para mais de 30 milhões de euros.

Leia Também: Ferdinand faz revelação após Amorim ser despedido: "Parecia depressivo"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2913866/da-guerra-interna-a-indemnizacao-choruda-tudo-sobre-demissao-de-amorim#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes