Da estrelinha do Sporting ao líder justo: "FC Porto é favorito no Dragão"
- 07/02/2026
O Estádio do Dragão vai ser palco, na noite da próxima segunda-feira, de um duelo que pode vir a revelar-se como fundamental na definição do campeão nacional no próximo mês de maio. FC Porto e Sporting jogam mais uma edição do Clássico, no fecho da 21.ª ronda.
Frente a frente vão estar os dois primeiros colocados da I Liga, com os portistas na liderança isolada com quatro pontos à maior sobre os leões. Um triunfo do clube de Alvalade deixa o topo da tabela a um ponto, ao passo que a vitória dos azuis e brancos pode ditar o fim do sonho do tricampeonato do Sporting.
Luís Godinho é o homem do apito para o jogo que tem início marcado para as 20h45 de segunda-feira. No lançamento do encontro, Fernando Mendes, que já vestiu as cores de FC Porto e Sporting, não tem dúvidas em admitir que os portistas partem como favoritos para a partida no Dragão.
"O favorito é quem joga em casa, que é o FC Porto. É uma equipa que está em primeiro lugar, e com todo o mérito. Quer queiramos, quer não, tem mérito de ter conseguido ganhar esta vantagem sobre o segundo e terceiro classificados", começou por dizer o antigo jogador em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, recusando a ideia de a derrota contra o Casa Pia, em Rio Maior, por 2-1, possa afetar mentalmente os jogadores de Farioli.
"Não me parece [que a derrota] vá afetar. São jogos diferentes. Algum dia o FC Porto havia de perder um jogo. Ninguém esperava que fosse com o Casa Pia, dentro daquelas condições que estavam na altura. Não fez um bom jogo, mas também, na minha opinião, não merecia ter perdido aquele jogo. Mas são jogos totalmente diferentes, motivações diferentes. Não é um jogo fundamental, mas é um jogo importante, quer para o Sporting, quer para o FC Porto. Os jogadores estão habituados a lidar com este tipo de situações, não em contexto de FC Porto que muitos chegaram nesta temporada, mas são jogadores já com algum traquejo a nível internacional", prosseguiu.
A derrota contra o Casa Pia levou muitos adeptos do FC Porto a dizer que Rodrigo Mora deveria ser titular na segunda-feira, por forma a contrariar alguma falta de criatividade que a equipa tem evidenciado nos últimos jogos. Fernando Mendes não é dessa opinião.
"O FC Porto vem numa série de jogos a vencer, alguns com alguma dificuldade, como todas as equipas têm em certas e determinadas alturas, mas é uma equipa consolidada. Não me parece que seja um mau resultado que vá pôr tudo em causa e que se vá mudar algo na equipa. Entendo as pessoas. O Rodrigo Mora é um excelente jogador, um miúdo com um futuro tremendo, mas não me parece que se ponha tudo em causa por perder um jogo e que se tenha que logo mudar a equipa. Se calhar na parte defensiva, a entrada do Thiago Silva, um jogador mais experiente, mexeu ali uma estrutura que estava a ser muito consolidada e muito forte, talvez aí tenha havido um problema. Mas não me parece que a não entrada de Rodrigo Mora no onze seja o grande problema do FC Porto", analisou Fernando Mendes.
Uma estrelinha que advém de muito trabalho e o árbitro do Clássico
Do outro lado estará um Sporting que vem de um prolongamento diante do AVS e que tem ganho muitos jogos à beira do fim. O antigo jogador considera que esta estrelinha que tem surgido nos verde e brancos é fruto de trabalho e da atitude da equipa.
"A estrelinha faz parte de quem insiste, de quem trabalha, quem acredita até ao fim que pode virar um resultado. Lembro-me que o Sporting, quando foi campeão com o Ruben Amorim, ganhou alguns jogos assim quando mandava o Coates para ponta de lança. Aqui não é o caso. Não é o Coates nem os centrais que vão para lá. São os jogadores que estão lá que conseguem fazer isso. Têm de trabalhar para que a estrelinha aconteça. As outras equipas distraem-se um bocadinho e o Sporting tem conseguido marcar com algumas dificuldades nessas partes finais. Apesar do Sporting insistir para ganhar os jogos, às vezes as equipas também não dão muitas abébias, por assim dizer, em tempos defensivos. Se continuar a acontecer, é excelente para o Sporting", referiu.
Rui Borges mudou mais de meia equipa para o jogo da Taça de Portugal contra o AVS, com Fernando Mendes a destacar que esta foi uma atitude correta do treinador do Sporting.
"Acho que fez bem, na minha opinião. Se repararem, o Sporting esteve a vencer por 2-0 e podia ter feito mais um ou dois golos e as coisas ficavam resolvidas. É lógico que Rui Borges e os jogadores não esperavam ter sw levar com mais 30 minutos em cima das pernas. Não me parece excesso de confiança, mas sim, acima de tudo, um plantel mais equilibrado para dar oportunidade a todos. Até à parte em que o AVS marcou nos dois penáltis, o Sporting não fez um grande jogo, mas fez mais do que o suficiente para estar a vencer, mesmo com alguns jogadores pouco rodados", sublinhou.
A propósito da nomeação de Luís Godinho para o Clássico, Fernando Mendes disse que o mais importante é que o árbitro realize um bom jogo, desdramatizando as críticas que FC Porto e Sporting já fizeram ao juiz eborense.
"Não consigo perceber sinceramente qual é a escolha mais acertada. Se é o João Pinheiro é porque é o João Pinheiro, se é o fulano tal é porque é o fulano tal, se é o outro é porque é o outro. Há sempre críticas, clubes com razões de queixas. Apesar de ser um crítico da arbitragem portuguesa, porque acho que muitos deles, muitos mesmo, não têm qualidade para apitar grandes jogos, não podemos andar sistematicamente a ver que erros o árbitro cometeu nos jogos contra FC Porto, Sporting e Benfica em anos anteriores. Parece que andamos sempre a viver do passado. Espero que faça um bom trabalho e que as equipas também não compliquem", finalizou.














