Curiosidade ou presságio? Todos os Presidentes têm apelido começado por S
- 10/02/2026
Mário Soares, Jorge Sampaio e António José Seguro. Todos estes três Presidentes da República têm várias características em comum: são do PS, foram secretários-gerais do partido, ocuparam cargos importantes na política ao longo da sua carreira e... têm apelidos a começar pela mesma letra. Um S.
Mas a coincidência (ou presságio, diriam alguns) não se esgota nos Chefes de Estado de Esquerda. Também à Direita, os restantes três Presidentes da República têm apelidos começados por S: Marcelo Rebelo de Sousa, Aníbal Cavaco Silva e António dos Santos Ramalho Eanes.
Nos últimos dias, este facto tem gerado tweets e conversas nas redes sociais (e não só).
Na rádio Comercial, por exemplo, foi tema até de uma rubrica, como pode ver no vídeo abaixo:
A maioria dos internautas recordam o facto dos três Presidentes da República socialistas terem apelidos começados com S e até o próprio partido já fez uma publicação sobre o tema nas redes sociais.
Mas há quem recorde que o mesmo acontece do outro lado do espectro politico, com os nomes Sousa, Silva e Santos.
Se muitos se riem com a curiosidade, outros... estão já 'à procura' dos próximos presidentes da República.
E há mais coincidências?
E já que falamos em coincidências entre os seis últimos presidentes da República vamos lá perceber se há mais curiosidades em comum.
Três dos seis Chefes de Estado portugueses são naturais de Lisboa: Mário Soares, Jorge Sampaio e Marcelo Rebelo de Sousa. E três são de localidades mais pequenas. Ramalho Eanes de Alcains e Seguro de Penamacor, ambas vilas localizadas no distrito de Castelo Branco. Já Aníbal Cavaco Silva é de Boliqueime, localizado no distrito de Loulé.
Para quem gosta de astrologia, fique a saber que Mário Soares e Marcelo Rebelo de Sousa partilharam o mesmo signo: Sagitário. Por sua vez, António José Seguro, que é Peixes, partilha com Cavaco Silva, que é Caranguejo, o mesmo elemento: água.
Por sua vez, Jorge Sampaio era do signo Virgem e António Ramalho Eanes é Aquário.
Coincidências à parte, recorde-se que António José Seguro, no discurso de vitória, no último domingo, 8 de fevereiro, elogiou e lembrou os seis antecessores, porém lembrou que, por mais semelhanças que possam ter, vai desempenhar as suas funções no seu "próprio estilo".
Leia Também: Marcelo teve reunião "muito cordial" com Presidente da República eleito














