Cuidado! Eis os 6 hábitos que estão a prejudicar a saúde da sua bexiga
- 02/01/2026
Os problemas de bexiga podem ser fáceis de ignorar, mas depois podem trazer graves consequências. Evitar estes problemas é mais simples do que parece, por isso previna-se de um mal maior através da mudança de pequenos hábitos.
A bexiga, à semelhança dos pulmões ou do coração, também precisa de cuidados, por isso tome nota destes comportamentos. Negligenciar a bexiga pode causar desconforto, infecções urinárias e, em alguns casos, até mesmo cancro.
"Prender" demasiado tempo
Não adie mais uma ida à casa de banho! Ao permitir a acumulação de urina acaba por forçar os músculos da bexiga. Com o tempo, de acordo com o que um especialista revelou ao Science Alert, esse comportamento pode enfraquecer a capacidade de contrair e esvaziar completamente a bexiga, levando a uma retenção urinária crónica.
Urologistas recomendam esperar mais 10 a 20 segundos e "tentar novamente para garantir que a bexiga esteja totalmente esvaziada", cada vez que vai à casa de banho.
Leia Também: Vinagre de maçã vs água com limão: Qual a opção que traz mais benefícios?
Não beber água suficiente
A desidratação pode tornar a urina mais concentrada e, consequentemente isso poderá "irritar o revestimento da bexiga, aumentando o risco de infeção".
Ajuste a quantidade de água às suas necessidades. Além disso, beber poucos líquidos também pode levar à obstipação. Fezes duras acabam por pressionar a bexiga e a região pélvica, "dificultando o controlo da bexiga", explica.
Cafeína e álcool em demasia
Se por um lado aumenta o consumo de álcool, aproveite e reduza na cafeína e no álcool, dado que estes podem irritar a bexiga e atuar como diuréticos leves, "aumentando a produção de urina".
Fumar
De acordo com estes especialistas, fumar é uma das principais causas do cancro de bexiga. Esclarecem que fumadores podem ter até quatro vezes mais probabilidades de desenvolver esta doença.
Falta de higiene íntima
Uma higiene inadequada pode levar à introdução de bactérias na urina. Uma limpeza fraca, o uso de sabonetes agressivos ou negligenciar a lavagem das mãos podem prejudicar o microbioma natural do corpo e aumentar o risco de infecção urinária.
Má alimentação e falta de exercício físico
O nível de atividade que tem pode afetar a sua bexiga mais do que imagina. A par disso, estes especialistas referem que o excesso de peso "exerce pressão sobre a bexiga e aumenta a probabilidade de vazamento".
Certos alimentos e bebidas, como refrigerantes, refeições apimentadas, frutas cítricas e adoçantes artificiais também poderão irritar a bexiga e agravar os sintomas daqueles que já têm problemas.
Repense nos seus comportamentos diários para assegurar uma bexiga saudável.














