Cuga assume que dispensar trabalhadores é "consequência" que não desejava

  • 14/02/2026

"A dispensa de trabalhadores é uma consequência que não desejámos, mas que é inevitável do investimento feito pelos acionistas para qualificar as fábricas", referiu a empresa, em comunicado enviado à Lusa.

 

A empresa garantiu que "fará tudo o que for possível" para evitar despedimentos na fábrica de Paredes, no distrito do Porto, e chegar a acordo com os 30 trabalhadores que é obrigada a dispensar a partir de março devido à automatização da linha de embalamento.

As 30 propostas iniciais feitas aos trabalhadores têm "vantagens claras e bonificações muito substanciais" face a um cenário de despedimento, assinalou.

A Cuga revelou que 11 trabalhadores aceitaram rescindir por mútuo acordo, aumentando para 25 o número de acordos fechados.

"Na próxima semana deverão ser fechados os restantes", ressalvou.

Do grupo dos trabalhadores que já fecharam acordos com a CUGA fazem parte vários sindicalizados e uma delegada sindical, destacou.

"O acordo que estamos a propor aos trabalhadores tem condições incomparavelmente mais favoráveis do que um despedimento coletivo", disse o presidente executivo (CEO), Nuno Pereira.

Na sexta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) acusou a Cuga de querer despedir trabalhadores com "desinformação, ameaças e horários desregulados".

Em comunicado, o SINTAB mencionou que a empresa adquiriu recentemente uma nova máquina para a unidade de Paredes, no distrito do Porto, não para produzir mais ou melhor, mas para poder despedir trabalhadoras.

A Cuga assinalou que entre 2023 e janeiro de 2026 aumentou os salários dos colaboradores em cerca de 30%, mais do que duplicando o impacto da inflação.

Para além disso, acrescentou, lançou incentivos à produtividade que permitem acréscimos ao vencimento base que vão desde os 300 a 400 euros em meses de baixa produção e que, em meses de muitas encomendas, podem ultrapassar os 1.000 euros.

Este ano, a empresa estima produzir 6,5 mil toneladas de cogumelos frescos e atingir uma faturação de 24 milhões de euros.

Leia Também: Número de clientes da E-Redes sem energia baixa para 32 mil

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2939545/cuga-assume-que-dispensar-trabalhadores-e-consequencia-que-nao-desejava#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes