Cuba expressa apoio ao governo e vice-presidente executiva da Venezuela

  • 03/01/2026

"Apoiamos e acompanhamos a declaração emitida pela vice-presidente executiva da Venezuela, companheira Delcy Rodríguez, e a vontade de firmeza e soberania do povo bolivariano e chavista, da União Cívico-Militar-Policial e do seu Governo", escreveu Bruno Rodríguez Parrilla, nas suas páginas nas redes sociais.

 

Delcy Rodríguez denunciou na madrugada de hoje que desconhece o paradeiro de Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores, depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter confirmado um ataque contra o país e anunciado a captura de ambos.

Em contacto telefónico com o canal estatal Venezolana de Televisión (VTV), Rodríguez exigiu ao Governo de Trump uma prova de vida de Maduro e Flores.

O Presidente norte-americano confirmou numa mensagem na sua conta do Truth Social que o seu país capturou na madrugada de hoje Nicolás Maduro e a sua mulher, numa operação que classificou como "brilhante".

"Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em grande escala contra a Venezuela e o seu líder, o Presidente Nicolás Maduro, que, juntamente com a mulher, foi capturado e levado para fora do país", escreveu Trump.

O Presidente anunciou que vai falar numa conferência de imprensa a partir da sua mansão em Mar-a-Lago, na Florida, às 11:00 locais (16:00 em Lisboa), para dar mais informações sobre a operação liderada pelas forças americanas.

Anteriormente, o Governo cubano já denunciara o "ataque criminoso" contra a Venezuela e pedido uma reação da comunidade internacional.

"Cuba denuncia e exige urgente reação da comunidade internacional contra o ataque criminoso dos EUA à Venezuela. A nossa zona de paz está a ser brutalmente atacada. Terrorismo de Estado contra o bravo povo venezuelano e contra a nossa América", alertou o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, na sua página na rede social X.

Também no X, Bruno Rodríguez já condenara "energicamente a agressão militar em curso dos EUA contra a Venezuela".

Várias detonações foram ouvidas hoje de madrugada em Caracas, La Guaira e Miranda, no âmbito das tensões com os EUA que, em agosto, enviaram navios de guerra para o mar do Caribe, perto da costa venezuelana.

Após o ataque, o Governo de Caracas denunciou uma "gravíssima agressão militar" dos Estados Unidos, após explosões na capital durante a noite, e decretou o estado de exceção.

É desconhecido, para já, o paradeiro de Nicolas Maduro.

Leia Também: Sánchez apela à responsabilidade após ataques dos EUA na Venezuela

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2913070/cuba-expressa-apoio-ao-governo-e-vice-presidente-executiva-da-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes