Cruz Vermelha reforça apoio a populações afetadas pelo mau tempo
- 01/02/2026
Perante as previsões de mau tempo que apontavam para um elevado risco de inundações nas bacias do Vouga, Águeda e Mondego, a CVP mobilizou "estruturas centrais e delegações locais, reforçando meios humanos, logísticos e técnicos e assegurando uma atuação articulada com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil", avança a associação humanitária.
A CVP disponibilizou "dezenas de ambulâncias", que estão a funcionar em articulação com o INEM, enviou várias equipas para o terreno e disponibilizou geradores de energia para assegurar o funcionamento de infraestruturas críticas, incluindo estruturas residenciais para pessoas idosas e corpos de bombeiros, refere.
Também criou uma zona de descanso no Estádio Municipal de Leiria, por onde já passaram mais de 160 operacionais, assim como uma "Zona de Concentração e Apoio à População", em Pombal, com capacidade para cem pessoas, destinada ao acolhimento temporário da população desalojada.
A distribuição de duas mil lonas na região de Leiria para as habitações, a mobilização de equipas logísticas para apoio alimentar e de avaliação de necessidades, são outras das medidas levadas a cabo pela CVP.
A CVP sublinha o contributo solidário de milhares de pessoas, lembrando mantém ativo o Fundo Nacional de Emergência, através da plataforma "Portugal Precisa de Si", disponível em: https://apoiar.cruzvermelha.pt/portugalprecisadesi
Leia Também: Forças Armadas reforçam apoio à população afetada pela depressão Kristin













