Cristiano Ronaldo já chegou aos 1.000 golos... mas 46 não contam
- 11/12/2025
O Al Nassr, de Jorge Jesus, levou, na passada quarta-feira, de vencida o Al-Wahda, de José Morais, por 4-2, num encontro de cariz particular disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no qual Cristiano Ronaldo voltou a fazer das suas, com o remate certeiro que inaugurou o marcador, à passagem dos 12 minutos.
Ora, de acordo com as contas do portal brasileiro Globoesporte, este foi, na verdade... o tão badalado golo número 1.000 da já extensa carreira do internacional português. No entanto, tal como outros 45, não entram nas contas oficiais, uma vez que tiveram lugar em jogos amigáveis, pelo que a contagem oficial prende-se, por enquanto, nos 954.
Vamos por partes. Em encontros 'a doer', o jogador de 40 anos de idade somou cinco tentos pelo Sporting, 145 pelo Manchester United, 450 pelo Real Madrid, 101 pela Juventus, 110 pelo Al Nassr e 143 por Portugal. De fora, ficam outros dois pelo clube luso, 11 pelo inglês, 23 pelo espanhol, três pelo italiano e sete pelo saudita.
Aliás, o futebolista madeirense até já superou o milhar de remates certeiros, mas em contextos que nunca poderiam ser contabilizados. De leão ao peito, por exemplo, fez o gosto ao pé num jogo-treino contra o Samouquense, assim como num duelo de pré-temporada com a seleção de sub-23 dos Estados Unidos da América.
No Manchester United, em 2007, fez 'estragos' contra uma equipa formada por jogadores europeus, numa partida de fins solidários. Em 2011, fez o mesmo pelo Real Madrid, contra uma seleção de Murcia, e, em 2012, já com a camisola da Juventus, 'disparou' sobre o Kuwait, na pré-época. Tudo golos que são excluídos da contagem.
Assim está a 'corrida' com Pelé
No plano oficial, Cristiano Ronaldo é o jogador com mais golos da história do futebol mundial (954), seguido de Lionel Messi (896), Josef Bican (768) e Pelé (767). Ainda assim, há quem considere que é, na verdade, o último a merecer este estatuto, por ter superado a barreira dos 1.200, ainda que tal não seja possível confirmar.
Aliás, a 'lenda' brasileira até dispõe de uma média goleadora superior à do português. Mais concretamente, de 0,92 golos por jogo, visto que marcou os seus 767 tentos em 831 jogos, contra a de 0,73, que precisou de 1.300 partidas para alcançar os atuais 954. Neste plano, muito dificilmente, o segundo virá a ultrapassar o primeiro.
Fazendo a contabilização aos amigáveis, o 'Rei' marcou entre 1.159 e 1.162 golos, ao serviço de Brasil, Santos e New York Cosmos, aos quais acrescem outros 123, marcados com a camisola de seleções regionais ou, inclusive, das Forças Armadas, cujo cariz os impede de serem tidos em conta neste esquema.
O que se segue no horizonte de Cristiano Ronaldo?
Marcar, ainda esta temporada, os 46 golos que lhe faltam para chegar aos 1.000 não é impossível... mas quase. Ainda assim, é certo que Cristiano Ronaldo tudo fará para lá chegar, na tentativa de ajudar o Al Nassr a conquistar o título de campeão da Arábia Saudita, e Portugal o de campeão do mundo.
Leia Também: "Sigam o exemplo de Cristiano Ronaldo, não o de Lionel Messi"













