Crianças têm elevada literacia económica, revela estudo

  • 12/12/2025

Intitulado "Vivências familiares durante a crise do custo de vida -- Olhares das crianças sobre os impactos no bem-estar", a investigação é estruturada nos desafios económicos vividos desde 2020 e marcados por um aumento do custo de energia e alimentos e pressões inflacionárias, agravadas pela invasão à Ucrânia.

 

Numa amostra de 236 crianças, com um média de idade de cerca de 15 anos, de dez escolas de cinco concelhos do distrito de Coimbra, 83% ouviram falar da crise, segundo o coordenador do estudo, Manuel Menezes.

"Isto vai contrariar discursos onde dizem que as crianças encontram-se alheadas, que tem uma parca literacia financeira e económica. O que o nosso estudo demonstrou claramente é que eles têm uma elevada consciencialização, uma elevada literacia económica", afirmou.

A maioria das crianças que participou no estudo, que é promovido pela EAPN-Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), é portuguesa, mas há também crianças de outras nacionalidades, como brasileiras ou francesas.

Segundo o coordenador, o grupo é "relativamente privilegiado em termos de capital educativo, de capital social e de património", mas estas características "não impedem, no entanto, a identificação a espaços de alguns sinais de vulnerabilidade que persistem em segmentos específicos".

Manuel Menezes apontou que a "maioria não reporta redução de despesas", mas há algumas sinalizações: 10,3% de dificuldades no pagamento da energia e 20,8% em atrasos em rendas ou prestações.

"Esta menor representatividade dos impactos materiais não nos pode levar a concluir que os impactos não foram significativos. Também pode ser interpretada como capacidade de resiliência das famílias", afirmou.

A amostra sinaliza ainda uma "ansiedade geracional", com as crianças a terem uma "preocupação significativa" com o seu futuro. "Mais de 50% das nossas crianças evidenciaram esta ansiedade, receios com questões económicas, financeiras, e receios com a doença e a morte", explicou o coordenador, para quem o apoio psicossocial é uma questão que deve ser tomada em consideração.

A investigação indica que as crianças "aspiram uma estabilidade financeira", mas 18% priorizavam a saúde própria e familiar. Entre as crianças, 13% preocupam-se com problemas globais, o que evidencia, segundo o docente, "uma maturidade emocional e cívica".

Para Manuel Menezes, o estudo deixa a mensagem que escutar as crianças "é um imperativo ético" e uma "ferramenta essencial que enriquece a compreensão dos diferentes fenómenos sociais".

"O modo como elas percecionam o seu bem-estar e das suas famílias é o barómetro da saúde e da coesão das nossas sociedades. Não podemos minorar este facto", apontou.

Leia Também: PRR? "Não haverá prolongamento do prazo. Há muito trabalho pela frente"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2903418/criancas-tem-elevada-literacia-economica-revela-estudo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes