Covilhã ativa Plano Municipal de Emergência por precaução

  • 28/01/2026

A decisão foi tomada pelo presidente da autarquia, Hélio Fazendeiro, em reunião restrita da Comissão de Proteção Civil, na sequência de ter sido acionado o Plano Distrital de Emergência.    

 

O vento forte que se fez sentir durante a madrugada provocou no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, a queda de várias árvores, tendo as situações mais relevantes ocorrido na Estrada Nacional 18.3 e na Estrada Municipal 512, na zona da Panasqueira.

As ocorrências registadas provocaram apenas alguns condicionamentos de trânsito, mas ao final da manhã já todas as vias estavam transitáveis.

A neve também caiu com intensidade na Serra da Estrela, estando as estradas abertas apenas nos troços entre a Covilhã e as Penhas da Saúde e entre Seia e o Sabugueiro.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Covilhã "colocou no terreno, desde a primeira hora, as suas equipas, bem como as dos Serviços Operacionais Municipais, numa resposta articulada com as juntas de freguesia, os Bombeiros Voluntários da Covilhã, a GNR e PSP".

No momento, o SMPC procede apenas à limpeza de detritos e recomenda à população que, dado as condições meteorológicas ainda instáveis, "mantenha medidas de autoproteção", como "evitar a permanência e circulação em zonas arborizadas, áreas expostas e locais com estruturas temporárias".

É igualmente importante, apela ainda, "garantir a fixação adequada de telhados, painéis, antenas, andaimes e outros elementos suscetíveis ao vento; remover ou prender objetos soltos em varandas, terraços e espaços exteriores; redobrar a atenção na condução, sobretudo em viadutos, estradas de montanha e zonas expostas, ajustando a velocidade às condições meteorológicas; e acompanhar as informações oficiais e seguir as indicações da Proteção Civil".

A passagem da depressão Kristin por território português deixou um rastro de destruição, causando pelo menos três mortos diretamente relacionados com os efeitos do mau tempo, dois em Leiria e um em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, além de vários desalojados.

O autarca de Leiria apontou ainda a existência de mais dois mortos no concelho devido a paragens cardiorrespiratórias, estando ainda a ser apurado se têm alguma relação com a tempestade.

Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações, foram as principais consequências do temporal.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.

Leia Também: Ativado Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil em Castelo Branco

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2927842/covilha-ativa-plano-municipal-de-emergencia-por-precaucao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes