Couve portuguesa, penca ou tronchuda: Benefícios da rainha da Consoada
- 23/12/2025
A couve portuguesa, conhecida também como couve penca, couve de Natal ou couve tronchuda, estará na mesa de milhares de portugueses amanhã à noite, durante a Consoada.
A propósito da ocasião destacamos os benefícios deste legume rico em nutrientes.
Segundo a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) a couve portuguesa é típica da região norte do país, sendo que o seu consumo é mais elevado entre outubro e maio.
Esta couve é semeada entre agosto e dezembro, sendo que prospera melhor em climas frios, temperaturas mais baixas e em terrenos férteis e húmidos.
Como escolher a couve portuguesa?
A couve portuguesa distingue-se pelas suas várias características. Segundo o website da APN, este vegetal "contém um pseudo-repolho na região do centro, apresenta folhas de cor verde a verde-claro, exibe nervuras de cor branca, apresenta grande dimensão e tem caules carnudos".
Principais características nutricionais da couve portuguesa
- Baixo valor energético
- Fornecedora de fibra alimentar
- Fornecedora de vitaminas, principalmente vitamina A e C
- Rica em carotenoides
- Fornecedora de minerais como o potássio, o cálcio e o fósforo
Segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, uma porção da couve portuguesa, cozinhada, "fornece a totalidade da vitamina C necessária por dia". Já na sua versão crua é o "dobro da quantidade desta vitamina". Uma porção, isto é, meio prato de couve cozinha tem cerca de 29 calorias.
Mas os benefícios não se ficam por aqui. Na sua página de Instagram, a chef Diana Pinto destaca os motivos pelos quais é fã de couve portuguesa.
- Contém ácido fólico, que é essencial durante a gravidez
- Pode ajudar a prevenir e a tratar anemia devido ao seu teor de vitamina C
- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol
- Fortalece o sistema imunológico porque é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B
- Possui poucas calorias sendo uma excelente opção que pode ser incluída em dietas para perda de peso
-Regula o intestino e melhora a flora intestinal
- Melhora a saúde dos ossos por conter minerais importantes para manter os ossos fortes, resistentes e saudáveis
- Previne o envelhecimento precoce pois é fonte de antioxidantes e vitamina C, que ajudam a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres
Sugestão de receita: sumo de couve com laranja
Quem disse que a couve portuguesa só dá para comer cozida? A chef Diana Pinto sugere a receita de um sumo repleto de nutrientes!
Para isso, basta juntar 1 copo de sumo de laranja espremida e 2 folhas de couve crua. Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.














