Cotrim Figueiredo: O gestor que se tornou "político acidental"

  • 02/01/2026

João Cotrim Figueiredo, 64 anos, foi gestor a maior parte da vida, mas, há seis anos, tornou-se um "político acidental" que, de deputado a líder da IL e eurodeputado, ambiciona agora chegar ao mais alto cargo da Nação.

 

Nascido em 24 de junho de 1961 em Lisboa, João Fernando Cotrim Figueiredo ganhou notoriedade nacional em 2019, quando se tornou no primeiro deputado da Iniciativa Liberal a sentar-se no Parlamento, mas, antes disso, teve 34 anos de experiência empresarial.

Essa experiência começou logo aos 15 anos quando, ainda estudante no Colégio de Alemão, começou a vender, porta a porta, cabides da empresa Manequim, fundada pelo seu bisavô, experiência que, diria mais tarde, lhe revelou que queria ser homem de negócios.

Após o fim do ensino secundário, em 1979, foi viver para Londres, fascinado pelo "espírito de liberdade" que se vivia na capital inglesa, e onde, para conseguir pagar a licenciatura em Economia na London School of Economics, foi acumulando empregos, entre os quais servir 'cocktails' numa galeria de arte contemporânea.

Ao longo desses 34 anos, Cotrim Figueiredo foi administrador da Compal e da Nutricafés, diretor-geral da TVI e, entre 2013 e 2016, presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, a convite do então ministro da Economia Bernardo Pires de Lima, do Governo de Pedro Passos Coelho.

Apesar de afirmar que "nunca foi antipolítico", Cotrim Figueiredo assumiu recentemente que só decidiu entrar na política quando, numa conversa com um dos filhos, que estava à procura de emprego, percebeu que as gerações mais jovens tinham menos oportunidades e piores condições profissionais do que a sua geração.

Ficaria cerca de três anos como líder da IL, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2023, período no qual a IL ascendeu a quarta força política, com um grupo parlamentar de oito deputados.

Como líder do partido e deputado na Assembleia da República, que deixou em 2022, Cotrim Figueiredo ficou conhecido pelo seu sentido de humor, retórica e fórmulas inventivas, mas também por defender propostas polémicas e que se tornariam bandeiras do partido, como a criação de uma taxa única de IRS ou um vasto programa de privatizações, que incluía empresas como a RTP, Caixa Geral de Depósitos e TAP.

Nas eleições europeias de 2024 foi eleito eurodeputado com o melhor resultado de sempre do partido em qualquer tipo de eleições, com mais de 350 mil votos (9,08%).

Leia Também: Cotrim Figueiredo percorre 10 dos 18 distritos de Portugal Continental

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2912532/cotrim-figueiredo-o-gestor-que-se-tornou-politico-acidental#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes