Cotrim Figueiredo acha bom sinal ser "alvo a abater" na corrida a Belém

  • 09/01/2026

"Sim, quando um candidato está na boca de todos como aquele que interessa abater é porque deve estar a incomodar todas essas candidaturas", disse o também eurodeputado, virado para São Gonçalinho, e protegido por um guarda-chuvas pela comitiva para não ser atingido por nenhuma cavaca.

 

Apesar das precauções, uma cavaca quase que atingiu o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal que disse, em tom de brincadeira, ter sido uma "cavaca arremessada pela oposição".

"Viram, foi a oposição", atirou para, de seguida, considerar que ser temido pelos adversários na corrida a Belém é "bom sinal".

As críticas de Marques Mendes, Gouveia e Melo, André Ventura e Catarina Martins sucedem-se ao antigo líder da IL, mas, isso, na sua opinião, acontece porque a sua candidatura é a única que está a "crescer consistentemente".

A Festa de São Gonçalinho tem como ritual atirar cavacas do alto da capela para a multidão apanhar, cumprindo promessas e pedindo graças, e, entre as dezenas atiradas, Cotrim Figueiredo conseguiu apanhar, com a ajuda do guarda-chuva, duas.

"Rumo à segunda volta", previu, acrescentando que é mais difícil apanhar cavacas do que conquistar a confiança das pessoas.

Já sobre as promessas deixadas a São Gonçalinho, o candidato presidencial confessou não ter feito nenhuma por não ser "grande fã" de promessas.

"Acho que as coisas se devem fazer com competência e com a velocidade necessária, mas sem promessas e sem acreditar em ajudas divinas ou outras", destacou.

Cotrim Figueiredo não fez promessas a São Gonçalinho, mas fez a Maria Teresa de que, para ano, viria àquelas festas já como Presidente da República.

"Vontade tenho", admitiu, enquanto ia sendo solicitado para conversar, tirar fotografias, gravar vídeos e cumprimentar.

"Tudo a correr bem, Cotrim. Rumo à segunda volta, vamos lá", desejou João.

O correr bem só depende das pessoas, lembrou o ex-líder da IL que pediu para que no dia 18 deste mês os que querem transformar Portugal façam a cruz no seu nome no boletim de voto.

"Se já decidiu votar em mim, agora tem de convencer mais pessoas a fazer o mesmo", pediu Cotrim Figueiredo a Clara, depois da sua interpelação.

Pedido este que fez, igualmente, aos alunos no SER+ Universidade Sénior na Senhora da Hora, em Matosinhos, antes mesmo de passar por Aveiro.

Aí, o candidato presidencial, que se tem feito acompanhar da ex-deputada do PSD Liliana Reis, mostrou ser um "candidato bastante abrangente", como se intitulou, ao dançar merengue ao som da música "Suavemente" de Elvis Crespo.

"Vá, venha lá, venha lá", pediu a professora a que Cotrim Figueiredo acedeu juntando-se, assim, a Liliana Reis na pista de dança.

A coreografia mandava rodar e, à segunda volta, o antigo presidente da IL perguntou: "São dois mandatos, não são?", numa alusão aos mandatos permitidos por lei para o cargo de Presidente da República.

Leia Também: Gouveia e Melo critica presença de candidatos no Conselho de Estado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2916860/cotrim-figueiredo-acha-bom-sinal-ser-alvo-a-abater-na-corrida-a-belem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes