Cotrim critica imprensa: "Têm ideia do que fizeram à minha vida?"

  • 15/01/2026

O candidato presidencial João Cotrim Figueiredo teceu, esta quinta-feira, duras críticas à comunicação social pela forma como tem sido abordado no caso em que está a ser acusado de assediar uma antiga assessora da Iniciativa Liberal.

 

"Nos últimos quatro dias tem-se assistido a um autêntico assassinato de caráter brutal, dos quais a comunicação social tem sido um instrumento e, se quer, até cúmplice. A partir de um 'post' [publicação] privado, rapidamente retirado, foi-me colocada uma pergunta em público sem me consultarem previamente", referiu Cotrim Figueiredo, em Santo Tirso, no distrito do Porto.

"Têm ideia do que fizeram à minha vida?", perguntou aos jornalistas, depois de sublinhar que, apesar de "não conhecer o código deontológico" da profissão, o deveriam ter procurado antes de ser confrontado ao vivo.

"Eu não sou jornalista, não tenho conhecimento do código deontológico. Fazerem-me aquela questão em público sem me consultarem previamente e sem consultarem o denunciante - não sei por que razão foi, mas pelos vistos por impossibilidade - é para mim uma forma de jornalismo que eu não entendi", disse, ainda que a sua comitiva tenha sido informada pelos jornalistas uma hora antes de ser questionado.

E confrontado sobre se achava razoável haver uma suspeita e não ser questionado sobre isso, reforçou: "Ao vivo? Em direto? Com 19 microfones? Por que razão é que não me ligaram antes?"

"É muito fácil a partir de agora dinamitar e desviar qualquer campanha política", considerou.

"Acham quem é tema que se prepara numa hora?"

Os jornalistas em Santo Tirso deixaram claro que a comitiva de Cotrim foi informada de que o tema seria esse, uma horas antes de ele prestar declarações. Questionado sobre se não foi informado de que esse seria o tema, respondeu: "Acham quem é um tema que se prepara numa hora? Não sabia que me ia fazer disto um caso de campanha. Qual é a sustentação desta acusação?"

"Não há nenhuma queixa em relação a mim. Nunca houve", reforçou, referindo-se ao comunicado emitido hoje por Inês Bichão, uma nota que refere que foi feita uma queixa interna em 2023. O partido, agora liderado por Mariana Leitão, respondeu que não havia.

IL nega existência de queixa interna sobre alegados assédios de Cotrim

IL nega existência de queixa interna sobre alegados assédios de Cotrim

A Iniciativa Liberal (IL) recusou hoje que "tenha havido qualquer queixa interna ou reporte formal ou informal" de alegados assédios sexuais por parte do candidato presidencial Cotrim Figueiredo, tal como refere uma ex-assessora parlamentar do partido.

Lusa | 12:59 - 15/01/2026

Durante a sua intervenção na tarde desta quinta-feira, Cotrim disse ainda que, aparentemente, já havia rumores destas acusações, inclusive nas redações, mas garantiu sobre as mesmas: "Soube agora. Descobri agora que parece que já era conhecido em várias redações."

Ainda sobre a vantagem que tinha nas sondagens nos últimos dias, o candidato apoiado pela IL falou sobre a possibilidade de a publicação "vir para fora" devido ao sucesso nas sondagens. "Não consigo dizer. É uma coincidência demasiado grande para excluir essa hipótese."

Cotrim já tinha dito que esta quinta-feira iria apresentar queixa-crime. Note-se que desde segunda-feira, quando o caso foi conhecido, o candidato presidencial tem vindo a negar veemente as acusações de assédio sexual.

Que acusações são estas?

O Notícias ao Minuto teve acesso à publicação na qual a ex-assessora diz que foi um "desafio" trabalhar com Cotrim de Figueiredo "a vários níveis".

"Nunca vou esquecer das várias vezes em que bloqueei quando me disse 'excelente trabalho, só falta abrires as pernas comigo', 'de que tipo de homens gostas?', 'mais grossa ou mais comprida?'", lia-se nas mensagens.

"Não vou esquecer do que acontece às pessoas que não fazem o que ele quer ou que pensam diferente de si. E dos telefonemas que faz logo a seguir para minar propostas de trabalho", acrescentou.

"Que me acuse daquilo que ele quiser, se tiver ponta por onde pegar; calada estive eu e assim vou continuar, porque não merece que a minha vida seja prejudicada por aquilo que ele fez. Não suporto a ideia de o ver em Belém", era ainda descrito.

[Notícia atualizada às 18h44]

Leia Também: Assédio? Denúncia será "cabalmente esclarecida" em tribunal, frisa Cotrim

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2920106/assedio-soube-agora-tem-ideia-do-que-fizeram-a-minha-vida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes