Cotrim critica "eleição pré-combinada" entre PS e PSD para as CCDR

  • 23/12/2025

"Soube-se há dias que houve um entendimento entre PS e PSD para distribuição das presidências das CCDR, quando as CCDR são eleitas pelos autarcas das respetivas regiões. É uma eleição pré-combinada à partida entre os dois maiores partidos", afirmou o candidato a Presidente da República e eurodeputado da IL.

 

Em declarações aos jornalistas após uma visita ao Mercado de Vila Real, João Cotrim Figueiredo considerou que "estão neste momento a combinar, nos estados-maiores de dois grandes partidos que mandam no regime há décadas, quem é que vai mandar nas regiões".

"Sendo que as próprias regiões estão a encher-se de poderes, tornando cada vez mais difícil a adoção de qualquer outro mapa que não seja este atual mapa das CCDR, que em minha modesta opinião não é o mapa ideal onde basear uma regionalização", defendeu.

O antigo líder da IL considerou que "mais importante do que discutir a palavra regionalização, é discutir o seu conteúdo", e pediu "consenso, quer político, quer técnico, sobre as competências que passam efetivamente e sobre o mapa das regiões".

"A regionalização só faz sentido se aproximar a decisão das pessoas e dos problemas reais das pessoas. Enquanto temos mapas desenhados nas regiões que incluem litoral e interior e realidades muito diferentes acabamos por derrotar o objetivo principal da regionalização", sustentou o candidato a Presidente da República.

Cotrim Figueiredo considerou também que o Presidente da República tem a obrigação "de dar a conhecer, de fazer notar, dar destaque a muitas coisas de muita qualidade que se fazem nas regiões do interior, nas várias áreas da vida nacional".

"Acho que um Presidente da República que tenha uma visão integrada e homogénea do país tem a obrigação de saber reconhecer essas coisas boas e dar-lhes destaque", acrescentou.

Questionado também sobre o debate de segunda-feira entre os candidatos Henrique Gouveia e Melo e Luís Marques Mendes, Cotrim considerou que a "influência dos negócios na vida dos candidatos" é uma questão que "não devia ocupar tanto espaço na campanha" das presidenciais de janeiro, e "já devia estar esclarecida".

Sobre outro candidato, João Cotrim Figueiredo não quis comentar a decisão do tribunal que obriga André Ventura a retirar todos os cartazes da campanha presidencial que visam a comunidade cigana.

As eleições indiretas para a presidência das CCDR estão marcadas para 12 de janeiro, sendo que o prazo para apresentação de candidaturas ao cargo termina hoje, às 23:59.

De acordo com o jornal Expresso, há um acordo entre o PSD e o PS para dividir as presidências das CCDR a nível nacional, com o PSD a ficar com o Norte e Centro e o PS com Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Desde 2020 que cabe aos autarcas a eleição, através de colégios eleitorais regionais, eleger os cinco presidentes das CCDR, que eram até então eram nomeados pelo Governo.

De acordo com a Lei Orgânica daqueles organismos, o presidente é eleito pelos presidentes de câmara, presidentes das assembleias municipais, vereadores eleitos e deputados municipais, incluindo os presidentes das juntas de freguesia.

Leia Também: Está esclarecido? Terminaram os debates para as Presidenciais: Recorde-os

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2908986/cotrim-critica-eleicao-pre-combinada-entre-ps-e-psd-para-as-ccdr#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes